No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decorreu, nos dias 31 de Março e 1 de Abril, o I Congresso Ibérico Técnico e Científico de Andebol.
“Tratou-se de um evento importante e que corresponde aquilo que vimos fazendo nos últimos anos, ou seja aproximar o Politécnico daquilo que é a sociedade envolvente”, afirmou-nos o Presidente do IPG.
Segundo Constantino Rei, este foi “um desafio que nos foi colocado e ao qual aderimos com todo o entusiasmo. Este I Congresso Ibérico teve a particularidade não só de promover a modalidade de andebol – que nós já fizemos através de outras iniciativas – mas também, neste caso, de envolver os colegas de Espanha e de outras regiões.”
O Presidente do IPG destacou a importância de se juntar “o mundo académico com o mundo desportivo, os treinadores, os dirigentes, os atletas”, pois, assim, “os nossos jovens podem ter uma melhor formação, através do contacto com especialistas, instituições e igualmente, neste caso, com os atores da modalidade”.
Constantino Rei considerou que o IPG está a materializar aquilo que é a missão deste estabelecimento de ensino superior”, comentando ter ficado “muito satisfeito com a realização deste congresso na Guarda.”
Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Monteiro, a “discussão de temas como este tem a maior relevância, pois um dos pilares fundamentais para se desenvolver a sociedade é exatamente o desporto.
Nesse sentido temos que dinamizar mais a prática desportiva, conhecer mais as modalidades que envolvem todo o desporto, direcioná-las para aquilo que é o nosso meio ambiente. Neste caso, o conhecimento aprofundado da modalidade, a troca de experiências dos conhecimentos técnico-científicos pode ajudar a que no futuro a prática do andebol possa melhorar e trazer mais gente para desenvolver e praticar esta modalidade.”
Este Congresso pretendeu ser um momento de encontro de todos quantos se interessam pela modalidade: investigadores, técnicos, professores, estudantes e público geral.
No decorrer das várias sessões foi feita uma abordagem multidisciplinar, tendo sido discutida e debatida a investigação que está a ser produzida neste domínio.
Neste congresso, que segundo a organização “correspondeu às expectativas, superando-as até”, foi ainda analisado todo um conjunto de aspetos técnicos inerentes à formação, ao ensino e treino da modalidade, com o objetivo de deixar contributos para melhorar o ensino e a prática da modalidade.