Não faltou animação e visitantes na Iª Feira Tradicional de Enchidos e Sabores de Belmonte realizada no último fim de semana. Promovido em parceria pela Câmara e a Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social do Concelho (EMPDS), o certame contou com a presença de 57 expositores, a maioria originária do concelho. Doces, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite ou pão foram alguns dos produtos expostos.
A «grande tradição» de Belmonte na área da doçaria foi um dos motivos que levou à organização desta feira que, simultaneamente, pretende «dar uma nova oportunidade aos nossos produtores agrícolas e aos nossos comerciantes», salientou o presidente do município. Dias Rocha frisou que «havia que apostar» nesta área «e em boa hora o fizemos», a avaliar pelo «entusiasmo» dos expositores e visitantes, pelo que a iniciativa vai continuar. Dos produtores presentes, «a grande maioria» é oriunda do concelho, mas «felizmente também temos muita gente da região e de fora que apostou em vir pela primeira a Belmonte». De resto, o edil garante que «promover os produtos locais vai ser uma preocupação» do executivo, daí que o município vá organizar «várias atividades que mexam com a economia local e que mostrem às pessoas que estamos atentos e que queremos dar novas oportunidades às nossas populações, comerciantes e produtores agrícolas».
Num fim de semana repleto de animação e feiras noutros concelhos da região, Dias Rocha não vê inconveniente em promover a feira nesta altura: «Este fim de semana é especial. As pessoas saem mais de casa. Vamos ter sucesso, quer aqui, quer nas outras feiras que há espalhadas pela região. O que é preciso é acreditarmos. Somos a região que está a perder mais população no país e temos de combater a desertificação e dizer aos que cá estão que vale a pena cá viver e que nós, autarcas, estamos apostados em apoiá-los e em criar-lhes condições para isso», reforçou. Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da EMPDS considerou que, «para primeira vez», a feira foi «bastante positiva, animada». Joaquim Costa admitiu que «queremos ter este alavancamento com o comércio e acho que a aposta está ganha mas queremos sempre mais e melhor».
Ricardo Cordeiro