A Câmara da Guarda e o Turismo do Centro de Portugal (TCP) inauguraram, na sexta-feira, o Guarda Welcome Center – delegação Serra da Estrela, no Solar dos Póvoas. O projeto visa potenciar e aumentar a oferta turística do concelho e da região, contribuindo para uma marca Centro mais forte.
«Há marcas associadas ao Centro, como a Serra da Estrela, que é muito importante e vamos ter de direcionar um pouco a Guarda para ela», defendeu o presidente da Câmara, recusando qualquer “guerra” com a Covilhã. «Dizer que ganha à Covilhã ou a Covilhã tira à Guarda é uma disputa balofa, estéril e não adianta nada», considerou, aludindo a declarações de Vítor Pereira, que garantia que a principal sede da delegação Serra da Estrela continuava na Covilhã. «Era importante afirmar a aposta no turismo, seja académico, religioso, desportivo, de lazer, de saúde ou científico», evidenciou Álvaro Amaro, reiterando que «dispomos de infraestruturas e de localização estratégica ímpar, mas pouco adianta andarmos só a falar delas». Quanto ao espaço, nas antigas instalações do posto de turismo, «oxalá seja exíguo e possamos ter um bem maior, pois era sinal que tínhamos aumentado o nosso poder de atração», afirmou.
Já Pedro Machado, presidente do TCP, sublinhou que esta estrutura contribuir para a melhoria dos serviços de informação e atendimento e colocar a cidade mais alta na rota de um «sector com futuro» cada vez mais globalizado. «Era injustificável que, na região Centro, a Guarda fosse a única capital de distrito sem este serviço», vincou o responsável, asseverando que «isto não é entrar em concorrência com nenhum município». O espaço vai contar com um serviço de atendimento a empresários que queiram investir «direta ou indiretamente» no setor. O Guarda Welcome Center arrancou com seis funcionários da Câmara, sendo que Carla Basílio, técnica do TCP, vai «cooperar no sentido de desenvolver melhor este grande desafio», revelou Pedro Machado. No final da cerimónia foi apresentado o livro “Inovação e Tecnologia em Turismo e Hotelaria: Investigação Aplicada”, editado no âmbito da Coleção Politécnico da Guarda. Álvaro Amaro aproveitou ainda para anunciar que a «nova marca» da Guarda será apresentada a 4 de abril.
Sara Quelhas