Arquivo

A geração dos UHF e não só no TMG

Banda de António Manuel Ribeiro apresenta o seu último álbum e regressa ao passado amanhã à noite no grande auditório

A comemorar 35 anos de carreira, os UHF sobem ao palco do TMG pela primeira vez amanhã à noite para apresentar o seu último álbum, “A Minha Geração”. O concerto marca o arranque da digressão de 2014 e é promovido pelo clube Guarda Unida Desportiva.

Além dos novos temas, a banda de António Manuel Ribeiro promete um concerto de carreira e «uma viagem por 35 anos de canções», à imagem do que aconteceu em dezembro no CCB e na Casa da Música, lê-se no site oficial do grupo. “A Minha Geração” é o 15º disco de originais dos UHF e reúne dez canções escritas por António Manuel Ribeiro. O tema homónimo e “Vernáculo”, um poema editado em 2006 pelo fundador da banda de Almada e cuja letra é uma crítica a vários aspetos da política e sociedade do Portugal de hoje, têm sido dos mais destacados desde o lançamento do disco, em junho do ano passado, editado em CD e vinil (o que acontece 20 anos depois da última edição neste formato). Numa recente entrevista, António Manuel Ribeiro explicou que é «um disco de um cidadão inquieto, de um compositor e de um escritor de canções atento ao país e ao momento que vivemos. É um disco de alguém que está muito cansado por todas as promessas que têm sido feitas ao longo dos tempos e por este declínio constante. Portugal parece um barco a fundar que nunca mais se afunda».

Os UHF surgiram em Almada em 1978. Formada por Américo Manuel (bateria), Carlos Peres (viola baixo), Renato Gomes (guitarra) e António Manuel Ribeiro (voz e guitarra), a banda lançou temas que se tornaram icónicos do rock nacional, como “Rua do Carmo”, “Cavalos de Corrida”, “Hesitar” e uma versão pop de “Menina estás à janela”, entre outros. O primeiro concerto do grupo aconteceu a 20 de novembro de 1978 num bar de Lisboa. Atualmente, a banda é composta por António Manuel Ribeiro (voz e guitarra), António Côrte-Real (guitarra), Luís Simões “Cebola” (viola baixo) e Ivan Cristiano (bateria). O espetáculo está integrado no programa de Carnaval “GuardaFolia”, que a autarquia promove até terça-feira.

Será a primeira vez que os UHF vão atuar no TMG

Sobre o autor

Leave a Reply