Arquivo

ULS da Guarda e Mutualista Covilhanense apoiadas pela “Missão Sorriso”

Serviço de Neonatologia guardense recebe 10 mil euros para a promoção da saúde infantil e projeto de envelhecimento ativo na Covilhã obtém 6.000 euros

O projeto “Dar Luz à Vida”, do serviço de Pediatria/ Neonatologia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, angariou dez mil euros através da “Missão Sorriso”, que também vai apoiar com 6.000 euros a Mutualista Covilhanense pela atividade “Vida Ativa +”. A iniciativa dinamizada pelos hipermercados Continente premiou 50 das 282 candidaturas apresentadas em 2013, sete das quais eram oriundas da Beira Interior.

No caso da ULS guardense, o objetivo é privilegiar a prevenção da doença e a intervenção especializada na área assistencial à criança com a aquisição de quatro aparelhos de fototerapia para «o tratamento eficaz da hiperbilirrubinémia nos recém-nascidos, contribuindo igualmente na diminuição do tempo de internamento», refere a unidade hospitalar. O projeto tem um investimento global de 18 mil euros. Por sua vez, a Mutualista Covilhanense pretende constituir uma Bolsa de Voluntários para intervenção junto das pessoas idosas do serviço de apoio domiciliário e idosos institucionalizados, com objetivo de acompanhar os mais dependentes às consultas, na resolução de assuntos burocráticos e passeios ao exterior. O projeto implica ainda a promoção de atividades recreativas e de lazer no domicílio dos utentes, assim como a criação de um sistema de “Teleassistência ao domicílio” que beneficiará 80 idosos. A entrega dos prémios decorreu no Hospital Garcia da Horta (Almada), na passada quinta-feira.

Nesta edição, a “Missão Sorriso” angariou mais de dois milhões de euros para apoiar instituições e projetos na área da saúde infantil, envelhecimento ativo e luta contra a fome. Da verba angariada, resultante das vendas do livro “Leopoldina”, dos míni chefs, das chamadas telefónicas e dos carregamentos dos cartões “Dá presentes”, 800 mil euros foram distribuídos por 50 instituições. «Este ano foram batidos recordes no número de projetos recebidos a concurso, 282 participações, e foram contabilizados cerca de 4.718.048 milhões de votos online, que se traduzem na maior votação alguma vez contabilizada desde a implementação desta iniciativa», destacou o Continente em comunicado. O montante restante foi angariado através das campanhas de recolha de alimentos, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa. Da região concorreram, mas não foram contemplados, o Centro Social Cultural e Desportivo Miuzelense (Almeida), a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa do Côa (Almendra, Vila Nova de Foz Côa), a Fundação S. João de Deus (Guarda) e o Centro Hospitalar da Cova da Beira (Covilhã), que candidatou dois projetos.

Projeto apresentado pela ULS implica um investimento global de 18 mil euros

Sobre o autor

Leave a Reply