Arquivo

Base de dados sobre acidentes e carros em contra-mão aumenta segurança

Scutvias é uma das primeiras concessionárias de auto-estradas (A23) a disponibilizar informação ao IEP

A segurança rodoviária vai ser aumentada através de uma base de dados sobre acidentes, com informação partilhada entre autoridades policiais e seguradoras, e um sistema de detecção de carros em contra-mão, anunciaram terça-feira responsáveis do Instituto de Estradas. O anúncio foi feito durante uma visita do ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, Carmona Rodrigues, ao Instituto de Estradas de Portugal (IEP) integrada na “Semana de Segurança”.

A base de dados de acidentes prevê a partilha de informação entre o IEP, a PSP, a Brigada de Trânsito da GNR e as seguradoras e vai contribuir para «reduzir o tratamento de papel», segundo António Rodrigues do IEP. O levantamento das necessidades de informação que deverão constar da base de dados deverá ser feito este ano, prevendo-se que esteja operacional em 2005. Os carros em contra-mão também vão ser objecto de uma vigilância mais apertada, com a instalação de sensores nos locais onde este tipo de situações acontece com mais frequência, como os acessos às auto- estradas. O protótipo vai ser desenvolvido este ano e prevê que o alarme seja centralizado no centro de controlo telemático do IEP. Os operadores poderão então dar o alerta às autoridades policiais e mesmo avisar os automobilistas sobre o risco.

O IEP vai aproveitar os dados disponibilizadas pelas concessionárias das auto-estradas para transmitir informações aos automobilistas. As primeiras concessionárias a participar nesta iniciativa, já a partir de Abril, vão ser as das auto-estradas Interior Norte (Viseu- Chaves) e da Beira Interior. Os dados podem ser transmitidos através de vários meios como Internet, RDS (serviços fornecidos via rádio), GSM ou WAP (sistemas de comunicação para os telemóveis). O objectivo é dispor em 2007 de 700 câmaras, 1.300 sensores e 400 painéis de mensagens variáveis. Actualmente, as estradas portuguesas contam com 100 câmaras, 200 sensores e 50 painéis de mensagens. Em termos de prevenção de acidentes, o IEP pretende ainda alertar para os locais de risco acrescido por ocorrência de gelo ou nevoeiro, através da instalação de sensores de meteorologia. Dados sobre sinistralidade referem a ocorrência de um milhão e 700 mil acidentes rodoviários por ano na Europa, de que resultam 40 mil mortos e 1,3 milhões feridos.

Sobre o autor

Leave a Reply