P – Como surgiu a Tabacobeira ?
R – Em 1983 iniciei a minha atividade em Trancoso com um restaurante chamado Pincho do Prado, onde permaneci durante cinco anos, em 1988 cedi o espaço e dei início então à Tabacobeira, Lda., desenvolvendo na altura apenas a comercialização de tabaco, confeitaria e café . Esta atividade prolongou-se por mais cinco anos.
Em 1992 alarguei a atividade com a aquisição de uma outra empresa que comercializava produtos alimentares, bebidas, produtos de higiene e outros. Esta empresa era também representante da Super Bock e este foi o principal objetivo para que na altura a tivéssemos adquirido.
De 1992 a 2006, estas duas empresas funcionaram em simultâneo e, em 2006, mais uma vez diversifiquei a atividade com a criação de mais outra empresa, a Dias & Pena, Lda. Esta nova sociedade, dedica-se à restauração mas, direcionada para a realização de eventos como, casamentos, batizados e festas sociais.
A Tabacobeira é atualmente a empresa que assegura a distribuição de todos os produtos anteriormente comercializados.
P – Como tem corrido ao longo de todos estes anos a vossa atividade empresarial?
R – Ao longo de todos estes anos a nossa atividade empresarial tem corrido sempre com muita dedicação e com o apoio e esforço de todos os nossos colaboradores, sem esquecer o especial apoio da minha esposa e sócia neste grande desafio que é hoje ser empresário. Desta forma, temos conseguido enfrentar todas as dificuldades existentes mas, que, por nós sempre ultrapassadas.
Também tem havido da nossa parte uma adaptação contínua às necessidades que o mercado nos transmite e, recentemente em 2011, mais uma vez, juntamente com o Sr. Felismino Batista, crio outra sociedade com o nome de Batista & Pena, Lda. que se dedica à atividade de construção e restauro de habitações especializada em trabalhar a pedra.
P – Qual ou quais os fatores que fizeram com que todas estas atividades estejam sediadas em Trancoso?
R – Temos que acreditar nas nossas capacidades e fazer com que as nossas terras sejam privilegiadas com o sucesso de todas as empresas existentes no concelho, pois é sem sombra de dúvida necessário lutarmos pelos interesses do nosso concelho, mantendo o tecido empresarial ativo, criando postos de trabalho às nossas gentes, pois todos nós necessitamos de combater e evitar que a desertificação do interior seja ainda maior.
P – Ao longo de todos estes anos quais foram as maiores dificuldades com que se tem deparado?
R – No início da minha atividade empresarial, as maiores dificuldades eram os juros altíssimos e, estou a falar dos anos oitenta e início dos anos noventa, no entanto a inflação ajudava a superar estas dificuldades. Desde 1996 até aos nossos dias a maior ameaça no setor alimentar tem sido o aparecimento das grandes superfícies comerciais e a desertificação que tem vindo a fazer-se sentir.
Atualmente a subida do IVA na restauração tem vindo também a afetar a nossa atividade e a de todos os nossos clientes, devido à impossibilidade de aumentar o preço final, assim a atividade de restauração tem vindo a decair, sendo necessário muitas vezes recorrer à banca para se conseguir pagar o IVA.
P – A atividade de realização de Eventos é uma atividade sazonal?
R – Esta atividade é de facto uma atividade em que os melhores meses do ano têm início em Maio e vão até Outubro, sendo muito mais intenso o mês de Agosto.
P – Quem são, maioritariamente, os seus clientes?
R – No mês de Agosto a grande maioria dos nossos clientes são de facto emigrantes, pois todos os restantes poderão ser provenientes do nosso concelho ou de concelhos vizinhos, ou até mesmo de cidades como de Lisboa, Porto, etc., mas, são sempre clientes com raízes aqui na nossa região.
P – Quais os principais motivos pelos quais os vossos clientes vos procuram?
R – Todos os nossos clientes ou em grande maioria, contactam-nos pelo facto de serem apreciadores de todo o trabalho por nós desenvolvido e em especial, são quase sempre recomendados pelos nossos anteriores clientes, ou participantes nesses eventos, sendo esta para mim a melhor forma de promoção da minha atividade.
É de realçar o sucesso das nossas ementas, dos nossos buffets e a significativa melhoria no espaço que dispomos.
Quero também destacar o nosso serviço pela simpatia de todos os nossos colaboradores e o à-vontade que proporcionamos aos nossos clientes.
P – Quais as perspetivas para o futuro?
R – Apesar de todas as dificuldades que todos nós conhecemos, vamos tentar dinamizar com sucesso todas as atividades que fazem parte do nosso grupo de trabalho apostando na inovação em todas as áreas que representamos, tentando sempre crescer o máximo.