Arquivo

As Beiras e Serra da Estrela

Editorial – Jornal das Empresas

Nove associações empresariais e comerciais dos distritos da Guarda e de Castelo Branco estão envolvidas no projeto de criação de um Conselho Empresarial da Região das Beiras e da Serra da Estrela, que vai ganhar corpo nos próximos dias.

Antes mesmo da confirmação da CIM Beiras e Serra da Estrela que irá juntar os concelhos das NUT Beira Interior Norte, Cova da Beira e Serra da Estrela, os representantes das empresas, dos diferentes setores, perceberam a relevância da escala, da dimensão, do peso que podem ter na reivindicação, na gestão de apoios e fundos comunitários, nas dinâmicas vindouras para o apoio à economia e ao trabalho.

As associações empresariais, muito mais rapidamente que os políticos, interpretaram a mudança e identificaram as necessidades definindo, sem perder tempo, uma estratégia coletiva e organizada, envolvendo 15 municípios. As associações empresariais perceberam que são excessivamente pequenas para terem capacidade de mudar o que seja em defesa dos seus interesses. Por isso, criam uma nova escala numa nova região (sub-região).

O Conselho Empresarial da Região das Beiras e da Serra da Estrela inclui precisamente o mesmo espaço territorial que a CIM que nasce por “imposição” do novo ordenamento da Nomenclatura Comum das Unidades Territoriais (NUTS) III, uma sub-região que tem seis mil e quinhentos quilómetros quadrados e quase 240 mil habitantes. É uma sub-região com níveis de competitividade inferiores à média nacional, o que, obviamente, evidencia e justifica com propriedade a necessidade de coesão e proximidade entre todas as partes com um objetivo comum, o do desenvolvimento regional.

Os passos já dados confirmam a perceção da realidade por parte dos empresários da região. Na próxima semana vai ser consubstancia a primeira parte de uma nova dinâmica regional num fórum que vai contribuir para a melhor informação do que se propõe fazer o Conselho Empresarial da região.

Luís Baptista-Martins

Sobre o autor

Leave a Reply