Arquivo

Comissão Europeia premeia Terraprima

Caria

O projeto “Pastagens Semeadas Biodiversas”, da Terraprima, uma associação empresarial sediada em Caria (Belmonte), venceu o concurso da Comissão Europeia (CE) “Um mundo que me agrada” para a melhor solução contra as alterações climáticas.

O projeto preconiza um método inovador para a redução das emissões de CO2, a erosão dos solos e os riscos de incêndios florestais, aumentando simultaneamente a produtividade das pastagens. Atualmente, mais de mil agricultores do centro e sul de Portugal estão a pôr em prática as “Pastagens Semeadas Biodiversas”, que consiste em plantar as variedades de sementes adaptadas a cada tipo de solo e que ajudam a aumentar a sua resistência à instabilidade ambiental. «O projeto permitiu obter uma maior fertilidade dos solos, bem como uma maior retenção de água e resistência à erosão, ajudando a aumentar a produtividade das pastagens em muitas regiões de Portugal», adianta a CE, em comunicado.

«Este projeto é o exemplo perfeito de como uma solução prática contra as alterações climáticas pode também poupar dinheiro, criar emprego e gerar crescimento», declarou a comissária europeia para a Ação Climática, Connie Hedegaard, na cerimónia de entrega dos prémios Sustainia, realizada em Copenhaga (Dinamarca) na passada quinta-feira. O concurso faz parte integrante da campanha de sensibilização pública da Comissão Europeia “Um mundo que me agrada com um clima de que gosto”.

Sobre o autor

Leave a Reply