Arquivo

Novo executivo da Câmara da Covilhã empossado no domingo

“Aliança” entre PS e CDU ainda não está garantida. Vítor Pereira sustenta que «a pressa não é boa conselheira para ninguém»

A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos do município da Covilhã está agendada para a tarde de domingo, mas não é certo que Vítor Pereira, eleito sem maioria absoluta, já saiba se vai contar, ou não, com José Pinto, eleito da CDU, do seu lado. Certo é que Carlos Martins, número dois da lista socialista à Câmara e eleito presidente da União de freguesias de Covilhã e Canhoso, vai assumir o lugar de vereador.

Na última terça-feira, Vítor Pereira adiantou a O INTERIOR que «ainda estamos em negociações com a CDU, pelo que ainda não há novidades». Questionado se esse entendimento terá de ser alcançado até à cerimónia de tomada de posse, agendada para o Dia da Cidade, o sucessor de Carlos Pinto responde que «não necessariamente». «A prudência, o bom senso, o equilíbrio e a ausência de pressa a isso aconselham, até porque a pressa não é boa conselheira para ninguém», acrescenta o advogado. O presidente eleito reitera que «devemos privilegiar o entendimento à esquerda», daí garantir que «apenas» têm havido «conversações com a CDU». Confirmado está o facto de Carlos Martins, número dois socialista à Câmara e cabeça de lista à União de freguesias de Covilhã e Canhoso, ter optado pelo lugar de vereador. Deste modo, Paulo Ranito, número dois da lista do PS à Junta, vai assumir a presidência da mesma que o PS conquistou com maioria absoluta. A terceira vereadora socialista é a professora Paula Simões.

Pela CDU, José Pinto confirmou a O INTERIOR que «não há nada de novo depois da reunião da semana passada, que não foi conclusiva, e estamos à espera de propostas concretas». O professor que passados 12 anos garantiu novamente a eleição de um vereador para a CDU frisou que «continua a haver abertura para negociar», remetendo mais esclarecimentos para um comunicado da concelhia do PCP. Nessa missiva, os comunistas esclarecem que, além da reunião com o PS, também foram abordados pelo independente Pedro Farromba, o segundo mais votado nas eleições, «com vista a encontrar um entendimento para a eleição do seu candidato (João Carvalho) para presidente da Assembleia Municipal», uma proposta que foi rejeitada. Contudo, reunida na passada segunda-feira, a concelhia do PCP afirma estar «disponível para assumir pelouros e responsabilidades de gestão camarária na base de um entendimento de esquerda, de transparência na ação e condições de exercício», aguardando «a concretização de uma proposta por parte do futuro presidente da Câmara».

A tomada de posse do executivo camarário e da Assembleia Municipal está agendada para as 16 horas no salão nobre dos Paços do Concelho e será transmitida em direto no painel videográfico instalado na Praça do Município.

Ricardo Cordeiro Carlos Martins e Vítor Pereira vão tomar posse no domingo

Sobre o autor

Leave a Reply