Arquivo

Muralhas com história e muita animação

Ambiente medieval regressou a Sortelha

Alexandra Silva é de Lamego e foi conhecer Monsanto, que tinha visto no dia anterior na televisão, na viagem viu no multibanco que durante o fim-de-semana em Sortelha se celebrava a história e não se arrepende de ter vindo «apesar do calor abrasador» com que foi recebida. Ana Marques, acabada de chegar da Guarda, soube «pelos jornais» que as “Muralhas com História” decorriam de 20 a 22 de setembro, e não quis perder a oportunidade de regressar à vila «onde o ambiente é deliciosamente aprazível e tradicional» Entre a animação de rua, «que faz a festa ser uma constante», o mercado medieval, com artesanato local e regional, as recriações históricas, a música e a dança ou as tabernas tradicionais, a terceira edição de “Muralhas com História” voltou a atrair pessoas de toda a região e a ser mais um momento de vitalidade na vila de Sortelha.

A recriação da visita de El Rey D. Sancho II, durante a qual outorgou carta de foral a Sortelha, foi devidamente encenada no centro da Vila, com a visita às obras de construção do castelo, palco de um dos muitos momentos de humor da tarde. O cortejo seguiu depois pelas ruas parodiando as vivências tradicionais da época e as «cenas do dia-a-dia». Por entre artesãos, malabaristas, bailarinos e músicos, D. Sancho II e seu séquito ilustraram quão distante a corte estava do povo, com os guardas a desembainharem as espadas sempre que um mendigo ou um popular se atravessava no caminho de tão nobres visitantes. Com o pôr-do-sol chegou a vontade de degustar os petiscos servidos nas muitas casas de pasto que a vila abriu por estes dias.

Este evento faz parte de um plano de promoção cultural e turística com o lema “viva a sua história” nas Aldeias Históricas. A edição deste ano de Muralhas com História, organizada pelo Município do Sabugal, teve uma preocupação inovadora na forma como excluiu os automóveis do meio urbano, introduzindo barreiras nas entradas da Vila, e obrigando os visitantes a estacionarem nos parques disponibilizados e assegurando o transporte de todas as pessoas entre o estacionamento e o recinto do evento por autocarro e minibus. Esta opção permitiu aos visitantes desfrutarem da visita sem se preocuparem com o estacionamento nem terem de fazer grandes caminhadas para chegar à “aldeia medieval”.

Para o presidente da Câmara do Sabugal, o balanço desta edição «é muito positivo» pois, «mais uma vez, houve uma grande adesão da população e dos expositores» e houve muitos visitantes, «especialmente no sábado e domingo em que estiveram em Sortelha milhares de pessoas». Segundo António Robalo, pretende-se «que esta recreação comece a ser um hábito e continue a realizar-se nos próximos anos de forma a promover o património e a aldeia histórica».

Luis Baptista-Martins O Castelo de Sortelha foi um dos palcos de animação da Vila

Sobre o autor

Leave a Reply