Arquivo

Um registo fotográfico

Anotações

O Fotoclube da Guarda é um grupo discreto, sem formalismos, que em muito tem contribuído para a promoção desta cidade e, sobretudo, incrementado o gosto pela fotografia.

Tem olhado a Guarda, a região, o país através de diversas objetivas e sensibilidades, denotando heterogeneidades mas não abdicando de apontar exemplos qualitativos, trabalhos de cativante beleza e técnica cuidada.

Em apenas um ano, o Fotoclube da Guarda alcançou uma notória projeção e uma enorme simpatia; tem agido de forma pedagógica, colaborado com pessoas e instituições, partilhado o saber dos seus membros, captando colaborações, promovido interessantes iniciativas, fomentando um convívio que tempera e consolida a sua presença.

O Fotoclube da Guarda é, de facto, um bom exemplo de como, partindo de um denominador comum – o gosto/paixão pela arte fotográfica – um grupo de cidadãos pode ter uma intervenção eficaz em prol da comunidade.

Esta anotação é tanto mais importante quanto esse mesmo grupo (fundador) tem, de forma simples, informal, desenvolvido um importante registo de patrimónios, afetos, tradições, paisagens, (re)cantos das nossas terras, rostos das gentes beirãs, da fauna, flora, do artesanato, da vida regional…

Só por isto o Fotoclube da Guarda seria merecedor de aplauso; contudo ele sublinha, igualmente, a importância do convívio geracional, da sã camaradagem, da partilha de conhecimentos e experiências, lançando desafios, suscitando a (re)descoberta de múltiplas imagens que o ritmo da vida quotidiana deixa escapar tantas vezes.

Apela a olhares atentos e à sua eternização na fotografia.

É mais um F de Guarda, letra de Fotografia, Fidelidade (à arte) e Futuro (pela sua continuidade e projetos).

Por: Hélder Sequeira

Sobre o autor

Leave a Reply