Arquivo

Sp. Covilhã em boa posição na Taça da Liga

“Leões da serra” ganharam fora ao Chaves e empataram em casa com a Oliveirense

Com uma vitória e um empate em dois jogos, o Sporting da Covilhã está bem posicionado para garantir a passagem à segunda fase da Taça da Liga. No único grupo que conta com cinco equipas, os serranos garantiram um triunfo fora com o Chaves e um empate em casa, no domingo, com a Oliveirense, faltando disputar duas partidas. Já o campeonato da IIª Liga arranca este domingo com uma deslocação à Madeira para defrontar o Marítimo B.

Galvanizados com a vitória obtida frente ao Desportivo de Chaves, os comandados de Francisco Chaló permitiram à formação de Oliveira de Azeméis chegar ao empate na reta final do encontro, desperdiçando uma excelente oportunidade para ficarem em ótima situação de passar à segunda fase da Taça da Liga. Ainda assim, o Covilhã apenas depende de si para assegurar a qualificação. A primeira parte foi disputada em ritmo lento e sem grandes motivos de interesse. Já no segundo tempo, os serranos intensificaram o domínio e desperdiçaram várias situações para inaugurar o marcador, enquanto os visitantes pareciam satisfeitos com o empate. O golo surgiu aos 70’, por Adriano, que já tinha marcado ao Chaves. Joel centrou da esquerda para o jovem extremo, que ganhou no duelo com Luciano e, frente a João Pinho, atirou para o fundo das redes. Parecia que o mais difícil estava feito e os locais tiveram várias ocasiões para aumentar a vantagem, por Tiago Martins aos 82’ e Néné aos 84’.

Contudo, quando parecia que a vitória estava garantida, a Oliveirense alcançou a igualdade com um golo de Carlitos, que bateu Taborda após cruzamento da esquerda de Guima. Já na passada quarta-feira, o Covilhã foi ao Estádio de Vila Real, casa emprestada do Chaves, ganhar por 2-1. Os visitantes venciam por 1-0 ao intervalo (golo de Diogo Gaspar aos 41’), mas os flavienses empataram aos 47’, por Clemente. O tento da vitória foi apontado aos 87’ por Adriano. Entretanto, o Covilhã recebeu ontem (após o fecho desta edição) o Moreirense, que somava sete pontos em três jogos. Ainda a contar para a Taça da Liga, no dia 14, os “leões da serra” visitam o Feirense. Pelo meio, este domingo, a formação serrana estreia-se na IIª Liga frente à equipa B do Marítimo.

No final do jogo com a Oliveirense, Francisco Chaló lamentou o golo cedido nos minutos finais, mas realçou que, a par do Moreirense, o Covilhã é «a única equipa que depende de si própria» para seguir em frente. O reforço do ataque com «alguém que seja efetivamente uma mais-valia» é uma possibilidade ainda em aberto. Quanto à IIª Liga, o técnico antevê um campeonato «da “guerra” dos pontos, muito competitivo e muito duro», em que «o fator casa ou fora não deve influenciar o pensamento das pessoas». O treinador considerou ainda que «temos uma equipa que nos dá garantias para tentar fazer melhor que no ano passado e isso é o que procuramos. Não é muito difícil também. Vamos tentar fazer um bom campeonato, sabendo que esta Liga é muito complicada, que vai ser uma luta titânica e que, do ponto de vista emocional e físico, também vai ser um desafio extraordinário».

Ricardo Cordeiro O jovem Diogo Gaspar parece ter “agarrado” o lugar de lateral direito

Sobre o autor

Leave a Reply