Arquivo

Candidatura de Bento apresenta listas a 4 de agosto

António Dias de Almeida é o mandatário da candidatura independente “A Guarda Primeiro”

Virgílio Bento vai apresentar as suas listas à Câmara da Guarda, Assembleia Municipal e freguesias no próximo dia 4 de agosto, um dia antes de terminar o prazo legal para o fazer. A revelação foi feita na segunda-feira, aquando da apresentação de António Dias de Almeida como mandatário da candidatura “A Guarda Primeiro”.

«O convite foi dirigido depois de já ter manifestado publicamente o meu agrado por esta candidatura», disse o antigo professor do liceu da Guarda, que foi mandatário das duas candidaturas de Joaquim Valente à autarquia e de Jorge Sampaio à Presidência da República. Algumas dezenas de pessoas marcaram presença na conferência de imprensa, em que Dias de Almeida se fez acompanhar por Virgílio Bento, Manuel Rodrigues, José Manuel Brito, Jorge Fonseca e João Correia. O antigo professor aceitou o convite devido à «originalidade, quer das motivações iniciais, quer do projeto», defendendo «uma independência assumida e concertante com os objetivos a cumprir». «Se há liberdade para se filiar num partido, também há para se desfiliar», afirmou, numa alusão à saída de Bento do PS. Já o candidato independente assumiu a escolha de Dias de Almeida como «uma prova de que contamos com os melhores».

Quando questionado em relação à aposta do PS em Fernando Cabral, Virgílio Bento reiterou que «temos um candidato melhor à Junta da Guarda, o José Manuel Brito, e vamos ganhar». Por sua vez, em relação à apresentação de candidatos noutras juntas, o candidato voltou a não “abrir o jogo”, dizendo apenas que «vamos apresentar listas no maior número possível». O vereador sem pelouros comentou ainda os «elogios» de Álvaro Amaro, feitos um dia antes, entendendo que «representam um reconhecimento do trabalho desenvolvido na cultura e na educação», áreas até há pouco tempo a cargo de Bento.

A candidatura anunciou a realização de uma série de debates, que arrancam já na segunda-feira na sede. “Guarda: eixo ferroviário para a Europa” é o primeiro tópico em discussão, com a presença de Arménio Matias, ex-presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Transporte, Luís Cabral da Silva, especialista em transportes e vias de comunicação, e Paulino Pereira, professor universitário. Mais tarde serão anunciados outros debates que versarão sobre saúde, economia e emprego, educação, cultura, ambiente e juventude. Virgílio Bento anunciou ainda que há «grupos consultivos a estudar cada uma das áreas».

Sara Quelhas

Sobre o autor

Leave a Reply