Desde a passada quarta-feira que os dias têm sido bastante agitados no “Espaço das Idades”, na Covilhã. A autarquia decidiu afastar António Rebordão da coordenação do espaço, mas a decisão foi mal recebida pelos idosos e pelo ex-adjunto de Carlos Pinto que entende ser uma «represália» por não apoiar a candidatura independente de Pedro Farromba, atual vice-presidente do município. A autarquia, que reclama ser a entidade que paga o aluguer do imóvel, interrompeu o fornecimento de água.
A polémica começou quando funcionários da autarquia se deslocaram ao “Espaço das Idades” para mudar as fechaduras, tendo sido impedidos pela intervenção de dezenas de idosos. A PSP foi chamada ao local, onde também estiveram os candidatos José Pinto, Vítor Pereira e Joaquim Matias. Dois dias depois, a Câmara reagiu em comunicado para esclarecer que, «apenas de forma instrumental e para apoio aos custos com a gestão, foram celebrados com a Junta de Santa Maria protocolos de cooperação financeira pontual que se extinguiram com a sua liquidação, sendo o “Espaço das Idades” do município». António Rebordão foi então informado por Carlos Pinto de que a gestão do espaço iria ser alterada, passando para a responsabilidade de uma equipa de três técnicas da autarquia. Sobre a alegada “vingança” por não apoiar Pedro Farromba, a Câmara diz tratar-se de «pura aldrabice», considerando que «algumas presenças nos distúrbios praticados mediaticamente junto do “Espaço das Idades” são reveladoras da existência dos habituais abutres eleitorais».
No mesmo dia, a Junta de Santa Maria emitiu um comunicado em que defende que o “Espaço das Idades” «não tem autonomia jurídico/financeira, pelo que as suas contas são incorporadas na contabilidade da freguesia», que se denomina «possuidora titulada do local onde se desenvolvem as atividades». Para segunda-feira estava agendada uma conferência de imprensa de Carlos Pinto no “Espaço das Idades”, mas foi o vereador Paulo Rosa quem participou numa sessão de esclarecimento com várias dezenas de utentes, em que também interveio António Rebordão. Para além do corte da água se manter, os utentes ainda foram surpreendidos com a colocação., no domingo, de um camião frente entrada principal do recinto. Paulo Rosa garantiu aos idosos que o “Espaço das Idades” vai continuar aberto, mas que «não há, nem pode haver pessoas insubstituíveis». O vereador explicou que o espaço «é da RUDE e está alugado à Câmara, que paga o aluguer, a água e a luz», considerando não haver «razão nenhuma para continuarmos de costas voltadas».
Aos idosos, o presidente da Junta de Santa Maria afirmou que «isto foi uma tempestade que por aqui passou» e vamos esquecer tudo o que aconteceu», mas aos jornalistas mostrou-se bastante crítico com a alteração que, no seu entender, tem motivações «políticas». Contudo, o “braço-de-ferro” parece estar para durar, pois para que a normalidade regresse, Paulo Rosa desafiou o antigo coordenador a entregar as chaves do espaço à Câmara, mas a Junta já fez saber que não o fará. Em comunicado reagiu também Pedro Farromba, que critica António Rebordão: «Só uma tentativa de promoção rasca do referido senhor, à custa da tentativa de valorização de uma suposta importância eleitoral, que não lhe reconheço, pode justificar tais atitudes e declarações», afirmou o candidato.
Ricardo Cordeiro