O projecto ReAdapt, integrada pela Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL), a Câmara da Covilhã, o Centro de Formação Profissional para a Indústria de Lanifícios (CILAN), o Centro de Formação Profissional da Indústria de Confecção (CIVEC), a Universidade da Beira Interior (UBI), a Santa Casa da Misericórdia, o Sindetex e a Global Change (empresa de consultadoria), promove, hoje e amanhã, um encontro sobre o tema “O Desenvolvimento Económico e Social de uma região – Cooperar para Competir”. As entidades promotoras do ReAdapt – Rede para o Desenvolvimento Económico e Social do Concelho da Covilhã, juntam-se para apresentarem e avaliarem as acções já desenvolvidas, revelar os sub-projectos e dar a conhecer as experiências de sucesso ao nível da cooperação empresarial em termos regionais e sectoriais. A marca SOBERBIA, que resulta da cooperação entre empresas de vestuário em Castilla La Mancha e o sucesso da MGlass, pela cooperação empresarial no sector vidreiro, na Marinha Grande, são dois exemplos de sucesso para caracterizarem a dinâmica desta tipologia de projecto. O objectivo é conquistar sensibilidades para o aparecimento de um “cluster” sectorial, uma rede de desenvolvimento integrado, que congregue os principais agentes económicos da região, no sector têxtil.
Durante a manhã de sexta, serão ainda apresentados os resultados do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social do Concelho da Covilhã, encarregue de recolher todo o tipo de informação do concelho e coordenado pelo professor da UBI Pires Manso, e casos de Empresas de Inserção como instrumento de criação de emprego e desenvolvimento local, onde serão apresentados os exemplos concretos da Beira Interior e do projecto RÉGION na Estremadura espanhola.
No seguimento da acção haverá a assinatura do protocolo com o Projecto EQUAL, entre José Robalo, presidente da Anil, e a vice-presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares. O acordo que será fixado amanhã à tarde na Câmara covilhanense visa a implementação do Portal de Oferta de Emprego e Formação Profissional na Covilhã, a partir de Fevereiro.
O seminário decorre no Pavilhão da Anil e é dirigido sobretudo para os empresários e pessoas ligadas ao sector têxtil.