Arquivo

Aprovados primeiros cursos da Academia Técnica do Setor Energético

A EDP Distribuição criou a Academia Técnica do Setor Energético, associação de direito privado sem fins lucrativos, cuja finalidade é promover o “saber fazer” em função dos diversos perfis de trabalhos de natureza técnica e atribuir títulos de habilitação.

Com este projeto, ainda em fase de instalação, a empresa e os seus parceiros de negócio – Bragalux, Canas, CME, Eurico Ferreira, Painhas, Rede, TBT e Visabeira – garantem a contratação de pessoal preparado para a realização dos trabalhos nas redes elétricas de distribuição com «os elevados padrões de qualidade exigidos e promovem a criação de emprego qualificado», refere a EDP Distribuição em comunicado. A Academia permitirá também comprovar as habilitações técnicas de profissionais das áreas da energia, oriundos de outros sectores económicos, e lecionará cursos técnicos de eletricista de redes (9º ano de escolaridade) e de redes elétricas (12º ano de escolaridade).

Estas formações foram aprovadas em janeiro e já constam do Catálogo Nacional de Qualificação, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), podendo ser ministradas no ensino secundário profissional, como através da rede de centros de formação do IEFP. O desenvolvimento da Academia Técnica do Setor Energético tem contado com a participação ativa da ANQEP e do IEFP.

Sobre o autor

Leave a Reply