Arquivo

Míscaros e cogumelos celebrados na região

O festival “Míscaros” começa amanhã no Alcaide (Fundão), uma iniciativa incontornável no calendário de outono na região.

A festa termina no domingo e integra um mega-almoço, tasquinhas, passeios micológicos, “cooking arena”, animação de rua, artesanato, workshops e palestras sobre esta iguaria. Participam no festival os restaurantes “Alambique d’Ouro”, “Hermínia”, “Moagem d’Avó”, “Marisqueira Bela Vista”, “Eclipse”, “A Cereja” (Fundão), “Pensão Clara” (Alpedrinha), “O Mário” (Alcaria), “O Fiado” (Janeiro de Cima) e “O Pipo” (Souto da Casa). Paralelamente, entre 17 e 25 de novembro, decorre uma mostra gastronómica dedicada ao cogumelo com uma dezena de restaurantes do concelho. O festival “Míscaros” é organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, Junta de Freguesia local, Câmara do Fundão e a Fundão Turismo.

Já no sábado, Gouveia é o palco do VIº Encontro Micológico da URZE – Associação Florestal da Serra da Estrela. A iniciativa inclui um passeio micológico, seguido de um almoço temático no restaurante “O Jardim”. De tarde, há uma sessão de identificação e classificação dos cogumelos recolhidos durante a manhã, uma palestra sobre “O valor nutritivo dos cogumelos” e um “show cooking” com o chef Luís Almeida, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG. O encontro termina com uma ceia medieval. No dia 17 os apreciadores de cogumelos e míscaros têm encontro marcado em Fornos de Algodres para outro passeio micológico. O destaque vai para a presença de Pierre Roux e Didier Borgarino, micólogos franceses, que vão analisar e falar sobre os exemplares recolhidos.

Sobre o autor

Leave a Reply