Arquivo

Ciclo de música contemporânea começa hoje no TMG

O Performa Ensemble abre esta noite a sétima edição do Síntese. O Ciclo de Música Contemporânea da Guarda tem este ano uma versão reduzida, mas os únicos três concertos, todos no TMG, são compensados com a estreia absoluta de quatro obras.

Uma delas será interpretada pelo Performa Ensemble, grupo sediado em Aveiro. Trata-se de uma nova composição de Sara Carvalho para trio de flauta, clarinete e piano, que faz parte de um repertório que inclui outras obras de António Pinho Vargas, Luís Carvalho, Francisco Monteiro, Sérgio Azevedo, Fernando Lapa e João Gonçalo Neves. O ciclo regressa a 4 de outubro com o Síntese – Grupo de Música Contemporânea da Guarda, co-organizador do evento com o TMG. Neste recital serão estreadas “… in modo concertante”, de Sérgio Azevedo, uma obra para violoncelo e grupo de câmara dedicada à memória de Bernardo Sassetti, e “Narrativas”, de Duarte Silva, para quarteto de cordas. Será ainda interpretado o “Concerto Campestre”, de Francisco Monteiro, com texto de Vasco Graça Moura, uma obra estreada em 2004 pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e revista em 2012 pelo compositor para o Síntese.

O ciclo termina a 19 de outubro com outra estreia absoluta, a “Música de João Pedro Delgado – Canções e Instrumentos Solistas, obras para voz, piano, saxofone, violino, viola e violoncelo”. As duas peças serão interpretadas pelos músicos Gustavo Delgado (violino), João Pedro Delgado (viola d’arco), Rogério Peixinho (violoncelo), Carlos Canhoto (saxofones), Helena Neves (mezzo-soprano) e Nuno Santos Dias (piano). Estes dois últimos concertos acontecem no pequeno auditório, enquanto o primeiro tem lugar na caixa de palco do grande auditório.

Sobre o autor

Leave a Reply