Arquivo

Frei Bernardo de Brito

Efemérides

Foi no dia 20 de agosto de 1569 que nasceu, em Almeida, frei Bernardo de Brito, monge da Ordem de Cristo. Antes de professar votos na Abadia de Alcobaça, em 1585, chama-se Baltasar de Brito e Andrade.

Estudou em Roma e Florença, destacando-se pelos conhecimentos de latim, italiano, francês e espanhol. Doutorou-se em Teologia na Universidade de Coimbra. Cronista da sua Ordem em 1606, dez anos depois foi nomeado cronista-mor do reino, sucedendo a Francisco de Andrade, falecido em 1614. Publicou o livro de poesias “Sílvia de Lisardo” (1597) e várias obras históricas, como “Primeira Parte da Crónica de Cister” (1602) e “Elogios dos Reis de Portugal” (1603).

Iniciou um projeto para redigir uma monumental História de Portugal, a que chamou Monarquia Lusitana, em oito volumes, desde as suas origens até à época. Publicou o 1º volume em 1597 e o 2º em 1609. Estes volumes abrangeram os primórdios de Portugal desde a origem do Mundo até à chegada do conde D. Henrique, no último quartel do século XI. Foi um historiador desacreditado pelas fábulas engenhosas e pelo uso de documentos falsos, mas, no entanto, foi um prosador com honras de clássico.

Após a sua morte, ocorrida em Almeida a 27 de fevereiro de 1617, a sua obra de fundo foi continuada, até ao quarto volume, por frei António Brandão.

Por: Américo Brito

Frei Bernardo de Brito

Sobre o autor

Leave a Reply