Arquivo

IIª Divisão Distrital da Guarda reduzida a dez equipas

Todos os 14 clubes da Iª Divisão formalizaram a respetiva inscrição na Associação de Futebol da Guarda

O provável regresso do Estrela de Almeida às competições distritais e a não inscrição de quatro das equipas que na última época alinharam na IIª Divisão são as principais novidades dos campeonatos seniores da Associação de Futebol da Guarda (AFG). O prazo para a inscrição dos clubes terminou na última sexta-feira e todos os participantes da Iª Divisão Distrital formalizaram a respetiva participação.

Na IIª Divisão inscreveram-se Mileu e Seia FC, ambos despromovidos da Iª, Pala, Fornos de Algodres, São Romão, Gonçalense, Guarda Unida Desportiva, Celoricense e Casal de Cinza. A estas nove equipas pode juntar-se o Estrela de Almeida que efetuou uma pré-inscrição, ainda «sujeita a confirmação», adianta o presidente da AFG. Pelo contrário, não se inscreveram Santa Comba e Teixeirense, ambas do concelho de Seia, e Abadense e Penaverdense, do concelho de Aguiar da Beira. Contudo, pelo menos duas destas equipas ainda estarão a envidar esforços para reunirem as condições que permitam a participação no campeonato que na última temporada teve 13 clubes inscritos. Atendendo à conjuntura de crise que afeta o país, Andrade Poço admite que a AFG vai «facilitar» a missão a clubes que ainda queiram inscrever-se até «10 dias antes da realização dos sorteios», agendados para 8 de setembro.

Questionado se a previsível diminuição de três equipas inscritas é preocupante, o dirigente considera que, «atendendo ao que se passa no país, onde houve associações em que praticamente metade dos clubes não se inscreveu, a redução de três equipas até nem é muito grande». Já na Iª Divisão inscreveram-se todas as 14 equipas do ano passado: Sporting da Mêda, despromovido do Nacional da IIIª Divisão, Manteigas, Vilanovenses, Gouveia, Sabugal, Figueirense, Vila Cortês, Vilar Formoso, Foz Côa, Soito, Trancoso, Pinhelenses e as novidades Paços da Serra e Vila Franca das Naves. O escalão principal do futebol distrital arranca a 1 de outubro e termina a 12 de maio de 2013, enquanto a IIª Divisão, que estava previsto ter a mesma calendarização, deverá ver reduzido o período de competição por ter menos clubes. Já a primeira eliminatória da Taça de Honra está agendada para 18 de novembro, realizando-se a final a 19 de maio. Quanto aos restantes escalões, até ao momento, o campeonato de juniores tem 12 equipas inscritas, o de juvenis apenas sete, o de iniciados 19, o de infantis 25, enquanto que nas “escolas” há 49 inscritos, o que representa um «novo recorde». No futsal sénior também houve uma quebra com seis inscritos e no futebol feminino, no campeonato distrital de juniores, há três equipas inscritas «mas poderá haver mais», e na prova de futsal sénior também só há três.

Ricardo Cordeiro O Santa Comba foi uma das equipas que não se inscreveu

IIª Divisão Distrital da Guarda reduzida a
        dez equipas

Sobre o autor

Leave a Reply