Arquivo

Federação do PS da Guarda vai a votos na sexta-feira

José Albano Marques é candidato único e vai ser reeleito para o seu terceiro mandato consecutivo

O presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC), António Carlos Santos, anunciou na semana passada que as eleições para a presidência da Federação do PS da Guarda vão decorrer na sexta-feira, dia 6 de julho.

Ao escrutínio vai concorrer um único candidato, depois da lista de Fonseca Ferreira ter sido recusada pela Comissão Nacional de Jurisdição (CNJ). Por isso, José Albano Marques deverá ser eleito para um terceiro mandato. Em comunicado, a COC considera que a decisão da CNJ «confirma e prova que a Comissão Organizadora do Congresso agiu, desde a primeira hora, em total conformidade e no rigoroso cumprimento do que se encontra estatutária e regularmente» definido. Aquela entidade diz ainda compreender agora «os verdadeiros motivos pelos quais o camarada António Fonseca Ferreira exigiu indicar três dos cinco elementos que compõem a COC, tendo “esquecido” que estes elementos teriam obrigatoriamente de ser eleitos de entre os membros que integram a Comissão Política Distrital». A COC acusa, por isso, a candidatura de Fonseca Ferreira de ter adotado «desde o início um comportamento impróprio e pouco digno, tendo por diversas vezes posto em causa a idoneidade dos camaradas que constituem a COC e a Comissão Política Distrital».

Também os apoiantes históricos do urbanista – «já aposentados», sublinha o documento – mereceram alguns mimos, sendo recordado «que tiveram num passado recente a “confiança política” para ocupar cargos públicos, mas não se pautaram, de forma moral e ética que lhes é exigida, pela observação e cumprimento» dos estatutos do partido, «tendo antes adotado regras de conduta que colocaram em causa o bom nome do PS, dos seus militantes e da tradição republicana». Depois das eleições, tudo indica que o Congresso Federativo aconteça a 21 ou 22 deste mês.

Sobre o autor

Leave a Reply