O Centro Escolar do Mondego inaugura, amanhã, a biblioteca “Evelina Coelho”.
O conselho pedagógico da escola do Porto da Carne, no concelho da Guarda, escolheu o nome da pintora de uma lista com outros possíveis patronos. A inauguração terá início pelas 14h30 e Evelina Coelho irá oferecer à biblioteca um quadro seu e vários livros.
Dona de uma técnica inconfundível, as cores radiosas, os esbatidos, a serenidade e a harmonia das personagens e a quietude dos temas representados são referências constantes nas suas. A artista plástica é natural de Vila Fernando e cursou pintura da Escola de Belas Artes de Lisboa, tendo sido distinguida com diversos prémios e graus honoríficos em Portugal e no estrangeiro. É “Accademica Corrispondente”, “Cavaliere Ufficiale Accademico”, da Academia Internacional de Greci-Marino (Itália) e foi agraciada na Bélgica pela Fundação Europeia com o grau de Comendadora e Grande Oficial.
O Centro Escolar do Vale do Mondego abriu portas no ano letivo de 2010/2011. Custou mais de 1,4 milhões de euros e acolhe um jardim-de-infância e turmas do ensino básico do primeiro ciclo, tendo capacidade para 175 crianças. Está ainda apetrechado com refeitório/sala polivalente, cozinha, área de recursos/biblioteca, entre outras valências. Este Centro Escolar concentrou as crianças das freguesias de Porto da Carne, Mizarela, Cavadoude, Aldeia Viçosa, Vila Cortês, Pêro Soares e Vila Soeiro, sendo que, com a sua edificação, encerraram escolas e jardins-de-infância de Aldeia Viçosa, Cavadoude e Vila Cortês do Mondego, com cerca de 40 alunos, que serão transferidos para a nova unidade.