Acordo vai permitir que qualquer aluno ou professor possa fazer uso das instalações, meios e equipamentos comuns aos oito institutos, entre os quais o da Guarda.
Os oito Politécnicos da região Centro, entre os quais o IPG, assinaram anteontem, em Santarém, um protocolo de cooperação que reforça as ligações institucionais e unifica procedimentos.
Este acordo vai permitir que qualquer aluno ou professor possa fazer uso das instalações, meios e equipamentos comuns aos oito institutos. «Trata-se de um passo significativo esperando-se todavia que se possa ir mais longe, em particular ao nível do ordenamento da oferta formativa e da oferta conjunta de novos cursos», declarou Constantino Rei.
Segundo o presidente do IPG, no imediato importa realçar «a importância que, na conjuntura atual, pode representar a possibilidade, nomeadamente para os alunos de enfermagem e outros, que efetuam estágios fora do estabelecimento de ensino onde estão matriculados. Isto porque recorrer aos serviços sociais – alimentação, alojamento, bibliotecas, etc – de qualquer um dos outros institutos».
A Politécnica – Associação de Politécnicos do Centro é formada pelos institutos de Santarém, Tomar, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu, num total de 50 mil alunos. Com este protocolo, os associados pretendem rentabilizar instalações, recursos humanos e oferta formativa, mas sobretudo ganhar nova escala. «Em termos mais práticos, os oito Politécnicos adotam regras que eliminam problemas burocráticas entre si e promovam a eficácia e eficiência dos serviços, a todos os níveis, incluindo o financeiro», adianta a Politécnica.