Arquivo

Salão Automóvel da Beira Interior já atingiu «notoriedade»

Certame atraiu 16 mil pessoas ao pavilhão da ANIL no fim-de-semana

Com 11 anos de existência, o Salão Automóvel da Beira Interior, organizado pela Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL), continua a dar provas de que é um marco na região. Exemplo disso é a «notoriedade» que a mostra conseguiu alcançar ao longo do tempo, sendo actualmente «muito importante para a região, para as empresas e para as pessoas que aqui vivem», onde todos podem «retirar benefícios», sustenta Carla Mota Veiga, responsável pelo departamento de exposições da ANIL. Em apenas quatro dias, a mostra conseguiu este ano atrair ao pavilhão da ANIL cerca 16 mil amantes das quatro rodas e das altas cilindradas.

Com 19 marcas em exposição, representadas pelos concessionários dos distritos da Guarda e Castelo Branco, Carla MotaVeiga destaca acima de tudo a «qualidade e cuidado da imagem das empresas» presentes no evento. Embora muitas vezes confundido com uma feira, a responsável chama a atenção para o facto do salão automóvel ser essencial sobretudo para «estabelecer contactos comerciais» e «apresentar as últimas novidades» de cada marca automóvel. Assim pensa Carlos Correia, funcionário da Longofor – concessionário Ford, para quem a mostra é «muito benéfica» para atrair potenciais compradores para as novidades da marca, como o Ford Streetkar, o Focus CMax e o novo Mondeo. Daí que marquem presença no salão desde o início. E apesar da crise económica «acompanhar» o sector automóvel, Carlos Correia considera a participação no certame «muito vantajosa» para a empresa, pois consegue-se captar sempre «algum interesse» dos visitantes, tanto mais não seja para contactos posteriores.

Luís Santos, representante da Mazda, conseguiu captar o interesse de três potenciais compradores e garante até ter «três vendas não concretizadas», apontando «a qualidade japonesa, a economia e a performance» como os principais factores do interesse dos consumidores. O director comercial da Nipalbi – Comércio de Automóveis, de Castelo Branco, lamenta apenas que «não haja mais eventos» semelhantes, para além do espaço ser «limitado» para expor vários modelos. Uma «limitação» que Carla Mota Veiga reconhece, garantindo que a ANIL está «atenta ao problema», pelo que a possível expansão do espaço já está «em cima da mesa». «Temos que dar tempo ao tempo», constata. Além da estreia da conceituada Porsche, a edição deste ano contou com algumas novidades que contribuíram para «atrair muita gente». Foi o caso do “Motor Show”, promovido no sábado em colaboração com o Clube Automóvel da Serra da Estrela, e que contou com a presença de pilotos dos Nacionais de Todo-o-Terreno, Rally Cross, Auto Cross e de Montanha, bem como a exposição de automóveis clássicos, desportivos e “tunning”. A responsável pelo departamento de exposições da ANIL destaca ainda a presença de algumas escolas de condução e da Prevenção Rodoviária Portuguesa.

Sobre o autor

Leave a Reply