Terminou no passado dia 31 de janeiro a fase de discussão pública do projeto de revisão curricular a vigorar já no próximo ano letivo. O ministro Nuno Crato propôs assim para discussão alterações nos currículos do 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário que vão em vários sentidos: menor carga horária; centração sobre as disciplinas fundamentais ou seja Português e Matemática; aumento da carga das ciências exatas e experimentais; eliminação dos pares pedagógicos em Educação Visual e Tecnológica.
Caso esta proposta vá para a frente, no 2º Ciclo o Inglês passará a ser língua estrangeira obrigatória. Nas disciplinas de Educação Artística e Tecnológica a carga continua a ser a mesma mas agora dividida em 3 disciplinas (Educ. Visual, Educ. Musical e Educ. Tecnológica / TIC): até agora as horas eram divididas entre Educ. Visual e Tecnológica e Educ. Musical, com dupla pedagógica na primeira destas disciplinas. Serão também eliminadas Formação Cívica e Estudo Acompanhado, sendo criada uma área opcional de Apoio ao Estudo com 5 tempos semanais. A carga horária global terá assim menos 3 horas exceto se os alunos frequentarem o Apoio ao Estudo (facultativo). A novidade é aqui a antecipação das TIC, que está atualmente no 3º Ciclo.
No 3º Ciclo são aumentadas de 13 para 18 os tempos (de 45 min.) das Ciências Físicas e Naturais. O Inglês deverá permanecer como Língua I (cont. do 2º Ciclo), iniciando-se uma 2ª língua a partir do 7º ano. São aumentadas em 2 tempos por ciclo as horas do conjunto de Ciências Humanas e Sociais (História e Geografia). Pelo contrário, as disciplinas da área artística perdem uma hora. Desaparecem TIC, Formação Cívica e o crédito de 2 tempos a decidir pela escola. Globalmente o 7º ano mantém a carga horária; o 8º ano perde um tempo e o 9º ano perde 4 tempos.
No Ensino Secundário só muda no projeto do ministro a carga horária do 12º ano, que perde três blocos de 90 minutos através do desaparecimento da 2ª opção anual. Volta-se assim a um regime de 3 disciplinas que existiu nos anos 80 (no caso atual também com Educação Física). Nas disciplinas da Formação Específica aparece também agora como opção Programação Informática.
Esta revisão curricular dará lugar a seguir a novas metas de aprendizagem disciplinares e a novos programas.