O Concurso de Ideias e de Planos de negócio Arrisca C, promovido pela Universidade de Coimbra, distinguiu os projetos Wi-Go, de Luís de Matos, Avanço Apis, de João Gomes, e BeFree, de Tiago Caldeira.
O protótipo Wi-Go, do aluno de mestrado em Engenharia Informática da UBI Luís de Matos, ganhou o primeiro prémio na categoria de planos de negócios. Trata-se de um dispositivo autónomo, capaz de seguir uma pessoa deficiente motora, possibilitando-lhe carregar objetos de modo autónomo e dinâmico, evitando perigos e obstáculos. Este protótipo, já testado na SONAE, venceu o WinUBI 2011 e arrecadou o segundo prémio no MIT Venture Contest também em 2011. Já o projeto “Avanço Apis”, de João Gomes, licenciado em Turismo e Lazer e pós-graduado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG, foi distinguido na categoria de ideias de negócio com o Prémio MC-Serviços Financeiros, no valor de três mil euros. A ideia de negócio deste projeto, desenvolvido em colaboração com Danielle Aguar, doutoranda da Universidade de Coimbra, está relacionada com o setor apícola, a sua implicação no desenvolvimento local e aproveitamento na indústria farmacêutica.
Também premiado foi o projeto de brinquedos eletrónicos adaptados BeFree, que resulta da parceria entre a NXT4YOU.com e a Associação Desenvolver o Talento (ADoT), e que tem em Tiago Caldeira o principal responsável. O projeto recebeu o prémio GAPI 2.0, no valor de cinco mil euros, sendo este o maior galardão de ideias de negócio conferido pelo concurso. Os prémios foram entregues pelo reitor da Universidade de Coimbra, numa cerimónia que decorreu na passada semana na Quinta das Lágrimas e que contou com a presença do secretário de Estado de Empreendedorismo. O concurso Arrisca C tem como objetivo estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas. Podem concorrer pessoas singulares ou coletivas que tenham por objetivo explorar uma ideia ou plano de negócio.