Arquivo

Reino Unido recupera a calma

O Reino Unido parece ter recuperado a tranquilidade depois de quatro dias de distúrbios. O Governo deu ontem carta branca à polícia que terá “todos os recursos” e “apoio jurídico”, e prometeu ajuda financeira a quem sofreu danos durante os distúrbios, medidas que David Cameron deverá anunciar hoje numa reunião extraordinária do Parlamento

Embora tenha havido na noite passada distúrbios em várias cidades como Liverpool, Nothingham e Cambridge, a intensidade da revolta parece dissipar-se.

Em Birmingham três jovens muçulmanos foram atropelados por saqueadores, o que ameaça aumentar a tensão das relações entre esta comunidade e a afro-caribenha. O centro de Manchester, por sua vez, foi tomado por uma onda de saqueadores, enquanto em Salford houve graves incidentes.

Em Gloucester, 50 jovens atacaram várias lojas e incendiaram um edifício a poucos metros da famosa catedral normanda.

Londres e outras cidades, como Birmingham, Wolverhampton ou Manchester, têm sido palco nos últimos dias de atos de vandalismo e de pilhagens, uma vaga de violência que começou após a morte de um jovem de 29 anos no sábado passado.

Enquanto a violência nas ruas parece ter diminuído, a tensão política está a aumentar, enfatiza o “El País”. De acordo com este jornal espanhol, o primeiro-ministro David Cameron levou três dias para dar-se conta da gravidade da crise. Mas agora parece tentado a aproveitá-la para fazer uma viragem à direita nas suas políticas de ordem pública. O primeiro sinal surgiu ontem, quando deu carta branca à polícia, uma medida que nem sequer a esquerda parece decidida a discutir na atual situação.

Sobre o autor

Leave a Reply