O dinamismo económico de Trancoso mostra-se mais uma vez na Feira de São Bartolomeu, que decorre de 12 a 21 de agosto numa organização da AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, município de Trancoso e a empresa municipal Trancoso Eventos.
No espaço de 32 mil metros quadrados correspondentes à área do Pavilhão Multiusos e zonas envolventes mostram-se atividades industriais, comerciais, serviços, instituições e suas iniciativas, artesanato, gastronomia, doçaria regional, enchidos e fumados, compotas, vinhos e bebidas, quinquilharias, decoração e mobiliário, diversões, alfaias e máquinas agrícolas, automóveis. Nesta edição são esperados mais de 160 agentes económicos da região e de vários pontos do país, repartidos por mais de 200 stands. Há ainda lugar tasquinhas, restaurantes e zona de diversão para pistas de carrinhos e carrosséis.
Mas a Feira de São Bartolomeu significa também animação musical e local de encontro de pessoas, sobretudo dos portugueses residentes no estrangeiro agora em tempo de férias. Este ano estão programados dez espetáculos para todos os públicos e gostos, do pop à música popular, passando pelo folclore e a canção portuguesa. Pelo palco da feira vão passar este ano os trancosenses Stereo Attic e Nameless (dia 12), Lost At Last/Mundo Secreto (13), Rodrigo (14), Emanuel (15), Get Back – The Beatles Tribute (16), Chave D’Ouro/Contra Peso (17), Canta Brasil (18), Pedro Abrunhosa (19), Rita Guerra (20) e um Festival de Folclore no último dia do certame.