Já foi apresentada oficialmente a 73ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta que vai decorrer entre 4 e 15 de agosto e andará cinco dias pelas estradas da Beira Interior. A maior prova velocipédica nacional vai contar com a participação de 14 formações, as quatro equipas portuguesas profissionais, a seleção lusa e nove estrangeiras, incluindo a italiana Lampre, única do principal escalão mundial.
Segundo a organização, outros dois conjuntos transalpinos vão marcar presença à partida, no prólogo de Fafe: a AcquaSapone e a Farnese Vini, ambas do segundo escalão internacional. A Espanha, com duas representantes, é o terceiro país com maior presença, através da Caja Rural e da Andalucia. A prova vai ter cinco das 10 etapas com metas em altitude, num total de 1.626 quilómetros, destinados a “trepadores”. Há 24 contagens de montanha: uma de categoria especial (Torre), duas de primeira, duas de segunda, 12 de terceira e sete de quarta categoria. As principais novidades são o regresso da subida à Torre pelo lado da Covilhã e as partidas de etapas no Sabugal e também na “cidade-neve”.
A Volta inicia-se com o habitual prólogo, este ano em Fafe, e as três primeiras etapas serão disputadas mais a Norte, compreendendo ligações entre Trofa e Oliveira do Bairro, Oliveira de Azeméis e Senhora da Assunção (Santo Tirso) e Viana do Castelo e Senhora da Graça (Mondim de Basto). A caravana chega à região a 8 de agosto para a quarta etapa, entre Lamego e Gouveia. No dia seguinte, a quinta tirada ligará Oliveira do Hospital a Viseu, cidade onde os ciclistas cumprirão o dia de descanso. A 11 de agosto, o pelotão ligará Aveiro a Castelo Branco, enquanto que no dia seguinte a caravana regressa ao distrito da Guarda para um contra-relógio de 35 quilómetros entre o Sabugal e à cidade mais alta. A sempre esperada e decisiva subida à Serra da Estrela terá lugar dia 13, quando os ciclistas partirão de Seia com destino à Torre, mas com a aliciante da subida ser feita pelo lado da Covilhã, cidade de onde sairá a nona e penúltima tirada que terminará na Sertã. A última etapa, disputada no feriado de dia 15, ligará Sintra a Lisboa.