“O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa será aplicado no sistema educativo e nas escolas portuguesas, em todas as disciplinas de todos os anos de escolaridade, a partir do início do ano letivo de 2011/2012, em setembro de 2011.” É assim que reza a diretiva do Ministério da Educação sobre o Acordo Ortográfico. Também todos os organismos públicos adotarão o Acordo a partir de 1 de janeiro de 2012.
O mesmo texto enviado às escolas prevê que a nova ortografia passará já a integrar os manuais adotados a partir deste ano sendo também utilizada nas reedições dos manuais entretanto em vigor. Consegue-se assim que em 2014 todos os manuais em utilização tenham já a nova ortografia. Informa-se também que os exames e provas de aferição estarão sujeitos a orientações do GAVE sobre esta matéria. Lembra-se que já em 2010 os exames previam a consideração como correta da nova grafia. No portal da Língua Portuguesa estão já disponíveis recursos auxiliares para a aplicação do Acordo, nomeadamente o Vocabulário Ortográfico e o Conversor Lince, oficialmente adotados pelo Governo e facilmente descarregáveis para o seu computador.
Quanto às editoras, por exemplo a Porto Editora comunica já pela nova ortografia no seu relacionamento com os diferentes públicos, nos mais diferentes suportes – papel e digital. No que diz respeito ao trabalho editorial, a Porto Editora prevê que “a maioria das suas edições, inclusive na área da Literatura, consagre o Acordo Ortográfico a partir do próximo mês de setembro, coincidindo, assim, a entrada em vigor dos primeiros manuais escolares com a nova ortografia.”