Arquivo

Carnaval anima região

A quadra é celebrada de diferentes formas nas principais cidades e nas mais típicas aldeias da Beira Interior

O Carnaval é celebrado este ano um pouco por toda a região. Desfiles, carros alegóricos, queimas de entrudos e outros rituais de expiação são as propostas para o fim-de-semana alargado

Guarda

O Galo do Entrudo volta a ser julgado e morto na Praça Velha, após percorrer as ruas principais da cidade na noite de segunda-feira. Com habitualmente, o espetáculo é produzido pela Culturguarda para a Câmara, envolvendo cerca de 400 pessoas, entre atores e uma significativa participação de coletividades do concelho, a que se juntam grupos profissionais de animação. No final serão oferecidos canja de galinha e vinho ao público. Os textos são de António Godinho e Daniel Rocha, a conceção e construção do galo de Agostinho da Silva e a música original da queima do galo de B. Riddim.

Na terça-feira de Carnaval a tradição cumpre-se em Famalicão da Serra, com o não menos famoso “Enterro do Entrudo”. As exéquias têm início marcado para as 20 horas, numa iniciativa do Centro Cultural local. Entre os figurantes e atores amadores que vão animar o cortejo, destacam-se as personagens do padre-cantador-advogado (António José Neto) ou a Matrafona, incansável companheira do Entrudo. Em cena vão estar atores do Aquilo Teatro, Teatro da Vaca Fria (Centro Cultural de Famalicão) e do Grupo de Teatro Experimental dos Trinta – Associação Raiz de Trinta. O Grupo de Cantares da União Social e Desportiva da Arrifana, as bruxas e vampiros da Associação Cultural e Recreativa da Sequeira, as carpideiras de Famalicão, tocadores e cantadores à desgarrada, cabeçudos, vinho e aguardente, compõem o resto do quadro, este ano enriquecido com o regresso da “Tourada do Entrudo”. Trata-se de um animal de brincar, que enfrenta toureiros pouco convencionais.

Covilhã

A Covilhã é palco do “Carnaval da Neve”, entre hoje e terça-feira. O evento, que se realiza desde 1952, começa esta tarde com o “Baile do Entrudo” no Espaço das Idades e, à noite, o “Carnaval Académico” na “Companhia Club”, com Fernando Alvim. Amanhã à tarde desfilam pelas ruas da cidade os alunos das escolas. O fim-de-semana é dedicado à neve, com diversas atividades de esqui e snowboard na estância Vodafone. Na segunda-feira há um “Grande Baile de Máscaras e Party Zone – Antena 3”, na “Companhia Club”. As festividades de Carnaval culminam com o enterro do Entrudo na terça-feira na Praça do Município, pelas 22 horas. Durante todo o evento, está patente, também no Pelourinho, a Feira de Inverno 2011. O Carnaval da Neve é co-organizado pelo Clube Nacional de Montanhismo, Segredos MK Turístico e Produção de Eventos e “Companhia Club”.

Na Covilhã há ainda o “Carnaval dos Leões”, com seis noites específicas para todos os públicos na sede desta coletividade. Esta noite é dedicada ao “Carnaval do Estudante”, com a atuação da “TunaMus – Tuna Médica da UBI”. Amanhã é a vez da “Desertuna” no “Carnaval Trapalhão”, e na noite seguinte – “Carnaval Popular – destaque para a atuação do grupo de danças latinas e a eleição da “Miss Carnaval Leões 2011”. O domingo é dedicado às crianças, com um concurso de máscaras e um concerto pela EPABI. O “Grande Baile de Máscaras” terá lugar na segunda-feira e, no dia seguinte, haverá um “Jantar e Gala da Mulher”. Este evento é organizado pelos Leões da Floresta e a Banda da Covilhã.

Trancoso

Em Vila Franca das Naves (Trancoso), o Carnaval assinala-se no domingo com a “Queima do Entrudo”. A saída do corso carnavalesco do Bairro das Flores está marcada para as 14h30 e o enterro do Entrudo para as 17 horas, no Largo do Mercado, após um desfile pelas ruas principais da vila. Tradicionalmente, o cortejo envolve centenas de figurantes e carros alegóricos com mensagens de sátira social e política. Meia hora depois um grupo de concertinas tocará à desgarrada com Tiago, o “maroto do Minho”. Às 21h30, o baile de máscaras encerra o evento organizado pela da Junta de Freguesia local, com o apoio do município e da empresa municipal Trancoso Eventos.

Sabugal

Também no domingo, o Sabugal enche-se de cor e animação com um desfile carnavalesco pelas ruas da cidade. O corso arranca às 15 horas do Largo Padre Manuel Nabais Caldeira e percorre a localidade (Rua Teófilo Braga, Rua António J. Almeida e Rua 5 de Outubro, Praça da República, Av. das Tílias, Av. dos Bombeiros e Rua do Cemitério), e termina no Salão da Junta de Freguesia, onde está programado um baile de carnaval. Na freguesia de Aldeia do Bispo volta a realizar-se um Carnaval típico da raia, com encerros e capeias, além do incontornável cortejo.

Gouveia

Em Gouveia, a festa começa amanhã, no Jardim da Ribeira, com o “Desfile Pedagógico”, dinamizado pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional, sob o tema “A floresta vai à festa”. No domingo à tarde terá lugar o tradicional desfile, a partir da Av. Botto Machado. Já na segunda-feira o pavilhão gimnodesportivo acolhe, pelas 23 horas, o baile de máscaras. A festa termina na terça, na Av. 25 de Abril, com o “Enterro do Entrudo”, a partir das 18 horas.

Figueira de Castelo Rodrigo

Integrado no programa das festas das amendoeiras em flor, o sábado é o dia escolhido para assinalar o Carnaval em Figueira de Castelo Rodrigo. Pelas 22 horas, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários, realizar-se-á um baile com desfile de trajes carnavalescos ao som do grupo MLZ.

Pinhel

Amanhã, naquele que é o primeiro dos três dias da 16.ª Feira das Tradições, as ruas da cidade enchem-se de crianças para o desfile carnavalesco, a partir das 10 horas, protagonizado pela comunidade escolar local.

Manteigas

A celebração do Carnaval encerra, na terça-feira, a Expoestrela – XVIII Mostra de Atividades e Feira de Artesanato de Manteigas. Pelas 9h30 tem início uma arruada e às 10h30 uma prova de queijo da Serra da Estrela, no recinto da Expoestrela. O desfile de Carnaval está marcado para as 15 horas, animado pelos bombos das Donas.

Celorico da Beira

Em Celorico da Beira, a quadra é assinalada no domingo com o “2º Desfile de Carnaval”. Os melhores mascarados têm direito a prémios.

Rafael Mangana Galo do Entrudo - Guarda

Carnaval anima região

Sobre o autor

Leave a Reply