Helena Neves, mandatária distrital de Francisco Lopes
«Vamos ter mais do mesmo»
Os resultados podiam ser sempre melhores. Mas de alguma maneira não estão longe das previsões. Francisco Lopes esteve sempre em contacto com a população durante a campanha, visitou o distrito duas vezes, já conhecia a região, mas veio para auferir alguma novidade. Estes resultados querem dizer que vamos ter mais políticas de direita, mais do mesmo: desemprego, aumentos, despesas. Cavaco Silva é um candidato comprometido com o sistema e não creio que a situação tenha tendência a melhorar. No entanto, o Partido Comunista não vai deixar de erguer a voz sempre que necessário e continuaremos junto dos trabalhadores.
Alípio de Melo, mandatário distrital de Manuel Alegre
«Esperávamos um resultado melhor»
A vitória de Cavaco Silva não merece qualquer contestação. Como mandatário distrital da candidatura de Manuel Alegre, esperávamos um resultado bastante melhor, quer a nível nacional, quer distrital. Tivemos praticamente o mesmo resultado de há cinco anos, e agora pretendíamos um resultado que nos permitisse ir à segunda volta, mas tal não foi possível. Em democracia, ganha-se e perde-se e felicito todos os outros candidatos que tiveram ideias. Só espero que Cavaco Silva, neste segundo mandato, seja o garante da estabilidade política e que com a sua experiência no ramo da economia, possa ajudar o governo a encontrar as soluções para a crise que Portugal atravessa.
Fernando Figueiredo, mandatário distrital de Fernando Nobre
«Foi um grito de alerta dos cidadãos»
Fernando Nobre teve resultados no distrito, que não sendo surpreendentes, são positivos, porque é um candidato que não foi apoiado por nenhuma força político-partidária. Penso que o resultado espelha uma linha de descontinuidade relativamente aos partidos. Ou seja, há muita gente que tem uma posição crítica relativamente à forma como os partidos nos têm conduzido. Eu próprio, sendo do PSD, também quis manifestar, através deste apoio, a minha vontade, porque os partidos não podem continuar a ser um clube dos interesses de alguns. É um grito de alerta dos cidadãos, que esperam muito mais de quem nos governa. A nível nacional, Fernando Nobre teve uma votação muito interessante. A nível da região, os votos vieram sobretudo de uma faixa etária entre os 18 e os 50 anos, foram votos numa candidatura de esperança num futuro diferente.
Paulo Romão, mandatário distrital de Cavaco Silva
«Foi uma decisão pela estabilidade política»
Os resultados de Cavaco Silva foram em linha de conta com o que ao longo da campanha já esperávamos. Foi uma decisão pela estabilidade política. Aqui no distrito foi até superior à média nacional, algo que reflecte a vontade da população e que surge em linha de conta com outras eleições. Nós tínhamos o desafio de perceber quem seria o melhor candidato, para os portugueses, nesta altura em que o país necessita de uma recuperação financeira. E a votação foi uma resposta inequívoca.