Arquivo

Bombeiros elogiados por Cavaco Silva

«São exemplo de altruísmo, de coragem, de dedicação. Dão todo o seu esforço para salvar as vidas e proteger os bens dos cidadãos», afirmou o Presidente da República

O Presidente da República homenageou os bombeiros portugueses, que considerou «um exemplo dos valores do voluntariado», em especial os 14 que morreram há 25 anos no combate a um incêndio de grandes dimensões em Armamar.

«Os bombeiros são exemplo de altruísmo, de coragem, de dedicação. Dão todo o seu esforço para salvar as vidas e proteger os bens dos cidadãos. São um exemplo dos valores do voluntariado e da dimensão ética da nossa sociedade», afirmou Cavaco Silva no domingo, em Armamar, onde inaugurou um monumento de homenagem aos voluntários. «Em 2010, o nosso país foi atingido por incêndios bem difíceis e os nossos bombeiros foram chamados a enfrentar situações especialmente delicadas», declarou, considerando que o dispositivo de combate aos incêndios florestais «tem estado sujeito a uma grande pressão». O Presidente da República lembrou que também este ano «vários bombeiros perderam a vida, outros ficaram feridos», apelando a todos os portugueses para que tenham «muito cuidado» nos seus comportamentos. «Devem evitar as queimadas, sempre uma tentação da parte dos agricultores, mas que muitas vezes degeneram em incêndios incontroláveis», afirmou.

No que respeita aos incêndios de origem criminosa, pediu às autoridades que persigam os seus autores: «Deve ser atribuída uma prioridade forte à nossa PJ, e sei que assim acontece, para perseguir essas mãos criminosas», disse Cavaco Silva. «Mas é preciso investir na prevenção, preparar os caminhos ao longo do ano para que os incêndios não ocorram nos meses de Verão», defendeu, acrescentando que deve ser também uma prioridade «o investimento na gestão e no ordenamento da floresta» por parte dos proprietários, das empresas e do Estado.

Sobre o autor

Leave a Reply