Arquivo

Abertas candidaturas ao Prémio Literário Manuel António Pina

Primeira edição destina-se a autores portugueses com trabalhos inéditos de poesia

Estão abertas as candidaturas à primeira edição do Prémio Literário Manuel António Pina, instituído pela Câmara da Guarda. Até 30 de Julho, podem concorrer autores portugueses com trabalhos inéditos de poesia.

Este galardão pretende homenagear o escritor e poeta natural do Sabugal e será entregue todos os anos, alternando entre obras de poesia e de literatura infanto-juvenil. O vencedor receberá 2.500 euros, montante correspondente aos direitos de autor devidos pela edição da obra premiada. A publicação será da responsabilidade da autarquia guardense, que dedicou um ciclo à obra de Manuel António Pina no início do ano, em parceria com a editora Assírio & Alvim, à qual cabe a distribuição dos vencedores. O júri será constituído pelo vereador do pelouro da Cultura da Câmara da Guarda, por um representante da Assírio & Alvim, outro da Associação Portuguesa de Escritores, por Manuel António Pina e por uma personalidade de reconhecido mérito, a designar.

O prémio será atribuído na Guarda, no dia de aniversário do escritor, a 18 de Novembro de 2010. O regulamento está em www.mun-guarda.pt. Manuel António Pina nasceu em 1943 no Sabugal, terra de origem da família materna, enquanto o pai é oriundo de Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda. Reside no Porto desde os 17 anos. É licenciado em Direito, mas foi no jornalismo que deu cartas, entre 1971 e 2001, sempre no “Jornal de Notícias”, onde foi editor e chefe de redacção. Actualmente, publica diariamente uma coluna de opinião na última pagina do diário portuense. Além disso, escreveu quatro dezenas de livros de poesia, ficção, literatura infanto-juvenil, ensaio e crónica, tendo sido amplamente premiado e traduzido. É ainda autor de duas dezenas de peças de teatro.

Sobre o autor

Leave a Reply