Arquivo

José Albano na Segurança Social a partir de segunda-feira

Nomeação do actual deputado e presidente da Federação do PS da Guarda permite o regresso de Rita Miguel ao Parlamento

José Albano Marques toma posse na direcção do Centro Distrital de Segurança Social (CDSS) da Guarda na segunda-feira, apurou O INTERIOR. O actual deputado e presidente da Federação do PS da Guarda já foi nomeado pela ministra do Trabalho e da Solidariedade Social para suceder a Pires Veiga, o que acontece dez meses depois do antigo director ter posto o lugar à disposição. Rita Cunha Mendes vai continuar como directora-adjunta, após ter acumulado funções como directora interina desde Dezembro.

Contactado por O INTERIOR, José Albano Marques, que é técnico superior daquele organismo, disse apenas que «a ministra deverá comunicar a decisão brevemente», escusando-se a confirmar a data de tomada de posse. A Guarda era o único Centro Distrital de Segurança Social do país sem direcção nomeada após Helena André assumir funções. Em Agosto do ano passado, José Pires Veiga e Rita Cunha Mendes puseram o lugar à disposição do ministro de então, Vieira da Silva, nunca tendo sido revelados os motivos desta decisão. Contudo, a tutela não aceitou o pedido de demissão e ambos – reconduzidos nos cargos meses antes com a renovação da sua comissão de serviço de três anos – continuaram em funções até Dezembro, quando o primeiro se aposentou a 30 de Novembro. A directora-adjunta passou então a acumular funções até que a tutela escolhesse o novo director – sendo que José Albano Marques sempre foi o primeiro da lista.

Está assim aberto o caminho para Rita Miguel voltar a ocupar o lugar de deputada pelo círculo da Guarda na Assembleia da República. A candidata número três pelo PS nas últimas legislativas é actualmente assessora parlamentar, trabalhando directamente com Francisco Assis, líder da bancada socialista no Parlamento.

Sobre o autor

Leave a Reply