Dia 7 de Maio, 6 horas da manhã. Um grupo de alunos começa a formar-se junto ao portão: é o início de uma visita de estudo de dois dias, as preferidas da maioria dos estudantes. O destino é Santiago de Compostela, cidade situada na Galiza, norte de Espanha, mundialmente conhecida por ser um local de peregrinação.
Foi uma longa viagem de autocarro onde as turmas de 9º, 10º e 11º interagiram. Chegados a Coruña, primeira paragem, visitámos dois museus: o Museu do Homem e a Casa da Ciência. O Museu do Homem é um museu interactivo onde podemos aprender algumas coisas sobre o Homem desde a pré-história até aos nossos dias e sobre a morfologia do nosso corpo. A Casa das Ciências, situada no centro de um jardim da cidade, incorpora um planetário e variadas exposições.
Chegámos ao hotel, que não era bem como esperávamos, mas que não alterou a boa disposição do grupo. Na manhã do dia seguinte comentava-se entre risos o que se tinha feito durante a noite. Nessa manhã seguimos para Santiago de Compostela, cidade à qual fizemos uma visita guiada, passando pela famosa Catedral onde encontrámos muitos peregrinos que chegavam à última etapa do Caminho de Santiago. De tarde fomos para a cidade costeira de Grove, sítio onde fizemos uma visita de barco e onde provámos mexilhão, vimos golfinhos e observámos o fundo do mar.
Chegava a hora de voltar. Apesar de muito entusiasmados, o cansaço já era grande e a viagem de regresso custou a terminar.
Joana Abrantes e Rita Rodrigues (9º B)