O Kindle é um pequeno leitor de e-Books da Amazon, com ecrã de 6 polegadas, teclado QWERTY e uma ligação 3G que garante a sua ligação ao mundo, pelo menos da loja de eBooks da empresa. Por 190 euros é possível ter acesso a uma infinidade de livros sem sair do conforto de sua casa. O formato é bastante prático, é pequeno e fino, e o ecrã tem uma qualidade excelente embora não seja de facto muito grande.
À semelhança de qualquer livro, pode mudar de página através dos botões laterais e configurar um conjunto de menus de forma a personalizar a sua leitura; de qualquer forma o equipamento já vem pré-configurado, com uma carta “pessoal” de Jeff Bezos – líder da Amazon – dirigida ao comprador e com a informação necessária para que possa fazer compras de livros com o sistema “one click”. Está também pré-instalado um manual de utilização, e um dicionário, o New Oxford American Dictionary, que se pode tornar muito útil quando ler livros em inglês e precisar da definição de uma palavra mais complicada: é só colocar o cursor sobre o vocábulo e tem imediatamente a definição do mesmo.
O acesso à loja de livros é também muito simples. Acessível através do menu, desde que tenha a ligação wireless activada, milhares de livros podem ser comprados e descarregados para a memória do eBook, que suporta até 1.500 obras. Os livros são mais baratos do que a edição em papel, custando em média 10 dólares, num desconto de cerca de 50% face à edição tradicional. É fácil de perceber que qualquer leitor assíduo rapidamente pagará o Kindle.
O único senão de tanta simplicidade é o perigo de ver o seu aparelho cair em mãos alheias. Aí a sua biblioteca poderá desaparecer num instante e a sua conta ficará a zero. De qualquer das formas a aquisição é recomendável para quem gosta realmente de ler e tem algum fascínio pelas novas tecnologias.
por Aureliano Valente*
*professor