As entidades regionais de turismo da Serra da Estrela e Douro assinaram no sábado, em Marialva (Mêda), um protocolo de cooperação estratégica. O objectivo é a divulgação recíproca destas regiões.
O documento foi assinado por Jorge Patrão, presidente do Pólo Turístico da Serra da Estrela e pelo seu homólogo do Douro, António Martinho, numa sessão a que assistiram representantes de 45 agências de turismo. Jorge Patrão sublinhou que «o turismo tem assumido um papel relevante na sócio-economia destas duas regiões. Nós temos crescido muito e queremos continuar a crescer, e se conseguirmos que os intermediários [agências de viagens e de turismo] percebam que podem vender um programa “dois em um”, então estamos todos a ganhar», disse para os cerca de 40 agentes turísticos presentes. Segundo António Martinho, esta parceria surge para «aproveitar e potenciar a proximidade entre os dois territórios», nomeadamente para «ajudar a desenvolver os recursos ligados ao turismo enológico, que tem vindo a qualificar-se e a crescer nestas regiões, e promover em conjunto as gravuras do Côa».
A reactivação da linha ferroviária entre o Pocinho e Barca D’Alva, defendida por autarcas e populações locais, é outro dos compromissos assumidos para reforçar a ligação entre duas regiões que, em breve, estarão também mais próximas com a construção do Itinerário Principal 2 (IP2). As entidades regionais de Turismo do Douro e Serra da Estrela foram criadas no âmbito do Plano Estratégico Nacional de Turismo, em 2007, que considerou estas regiões pólos turísticos estratégicos e marcas autónomas da organização nacional.