Arquivo

Inatel entrega instrumentos e equipamento a grupos da região

Cerca de 200 colectividades da região Centro participam na cerimónia agendada para o TMG na tarde de domingo

Mais de 30 colectividades dos distritos da Guarda e Castelo Branco recebem, no domingo, instrumentos novos e equipamento de som oferecidos pela Fundação Inatel. A cerimónia relativa aos Centros de Cultura e Desporto (CCD) da região Centro decorre no grande auditório do TMG.

No total foram contemplados cerca de 200 grupos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu com 400 instrumentos ou equipamentos, no âmbito dos Planos de Apoio à Música Amadora, Etnografia e Teatro Amador. No caso da Guarda, foram seleccionados o grupo de teatro “Os Guardiões da Lua”, do Centro Convívio Cultural Desportivo de Quarta-Feira (Sabugal); os ranchos Folclóricos de Vinhó, “Os Pastores de São Romão”, de Gouveia, de Seia e da Coriscada, bem como o Grupo de concertinas do Clube Desportivo Estrelas de Pinhel e a Associação Popular de S. Martinho. No âmbito da música amadora, o Inatel vai apoiar a Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, a Sociedade Instrução e Recreio de Paços da Serra, o Centro Cultural Desportivo dos Bombeiros Voluntários Fornos de Algodres e o Centro Cultural de Famalicão. A Orquestra Juvenil da Serra da Estrela, a Sociedade Musical Gouveense “Pedro Botto Machado”, a Associação Juvenil “Os Bazófias” (Vale de Azares – Celorico da Beira), a Banda Boa União – Música Velha (Manteigas), a Filarmónica 1º de Janeiro de Carragosela, a Filarmónica Gratidão Riotortense, os Serviços Sociais Culturais Câmara Pinhel e a Associação da Orquestra Ligeira de Gouveia são outras colectividades contempladas.

Em Castelo Branco, os contemplados são, entre outros, o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Unhais da Serra, a Liga dos Amigos de Alpedrinha, o Rancho Folclórico da Boidobra, a Associação Cultural e Desportiva Paulense, a Filarmónica Recreativa Cortense e a Banda Filarmónica Perovisense. A lista inclui ainda a Filarmónica Recreativa Carvalhense, a Associação Recreativa Musical Covilhanense, a Banda Filarmónica Caseguense, a Associação Filarmónica Sanjorgense e a Filarmónica Recreativa Eradense. A cerimónia é antecedida de um espectáculo protagonizado pelo Rancho Folclórico da Boidobra (Covilhã), com o quadro etnográfico “Ao toque do Adufe”; pelo grupo de teatro “O Celeiro” (Pereira – Montemor-o-Velho), que interpretará “Carta da Corcunda para o Serralheiro”; e pelo Grupo de Concertinas do Reboleiro (Trancoso). O evento é organizado pela delegação da Fundação Inatel na região Centro, sediada na Guarda, através da sua agência local.

Sobre o autor

Leave a Reply