A música vai estar em destaque no Teatro Municipal da Guarda (TMG) nos primeiros três meses de 2010, em que são esperados o colectivo inglês Tindersticks, o italiano Vinicio Capossela e a dupla Maria João e Mário Laginha. O primeiro trimestre do ano conta ainda com o Inblues, em Fevereiro, que terá na abertura o guitarrista dinamarquês Tim Lother, e dois ciclos inéditos, um judaico e outro dedicado a Manuel António Pina.
Além de presenças nacionais, do Reino Unido, Dinamarca e Itália, estão na agenda artistas oriundos do Japão, Angola, Sahara Ocidental, França, Polónia e Rússia. A programação para a nova temporada é «a mais equilibrada desde Abril de 2005», considerou o director do TMG, Américo Rodrigues, em conferência de imprensa realizada na passada quinta-feira. O primeiro grande espectáculo de 2010 é o concerto de Maria João e Mário Laginha, que apresentam “Chocolate” a 30 de Janeiro. Ainda no primeiro mês do ano há várias exposições, um seminário, poesia e teatro, num conjunto de actividades inseridas no ciclo dedicado ao escritor, poeta e jornalista Manuel António Pina, a decorrer entre 16 e 22. O início de Fevereiro ficará marcado pelo regresso dos blues ao TMG. Tim Lother apresenta-se no palco da quarta edição do Inblues – Festival de Blues da Guarda no dia 4, seguindo-se o trio nacional Budda Power Blues (11), Amar Sundy (12) e ainda Dani Wilde (20). Antes, a 6 de Fevereiro, os Tindersticks, de Stuart Staples e Neil Fraser, apresentam “Falling Down a Mountain”, o novo álbum que será lançado um mês antes.
Danças Ocultas e as suas concertinas estão no centro das atenções a 5 de Março, com o espectáculo “Tarab”, e no dia 26 será a vez do excêntrico Vinicio Capossela e o seu “Solo Show”. O terceiro ciclo temático, dedicado à cultura judaica, decorre de 10 a 13, numa organização da Agência para a Promoção da Guarda com o apoio do TMG. Conferências, cinema e a actuação do grupo polaco de música “klezmer” Cukunft, em estreia nacional, são as propostas agendadas para o Ciclo de Cultura Judaica. Em Março, destaca-se também uma peça de teatro encenada por Diogo Infante, “O ano do pensamento mágico”, dia 20, protagonizada por Eunice Muñoz. No campo musical, conta-se ainda outra estreia em Portugal, num exclusivo TMG, protagonizada pelo DJ japonês Scotch Egg (23 de Janeiro), cuja paixão pelos “gameboys” o leva a fazer música em tempo real manipulando quatro jogos electrónicos e uma mesa de mistura. No campo das artes plásticas, há para ver uma grande retrospectiva do pintor guardense Luís Gonçalves, intitulada “Horizontes – 50 anos de pintura”, e também uma mostra com cerca de 40 trabalhos daquele que é considerado o maior artista vivo do surrealismo português, Cruzeiro Seixas, em “O infinito segredo”.