Fazer melhor que o sétimo lugar alcançado a época passada é o grande objectivo do presidente do Sporting da Covilhã para mais uma temporada na Liga de Honra. O clube já garantiu oito reforços que se juntam a 10 atletas que transitam e a um ex-junior, mas o plantel às ordens do novo treinador João Eusébio ainda não está fechado. Durante a apresentação da equipa, realizada na semana passada, José Mendes garantiu que o clube tem sentido os custos da interioridade na procura de novos jogadores.
Os laterais Zezinho e Machado, ambos ex-Vizela, são os mais recentes reforços que se juntam ao avançado brasileiro Beré (ex-Tondela), ao guarda-redes Diego e ao médio Pizzi, ambos emprestados pelo Sporting de Braga após terem “rodado” no Ribeirão, e ao central Steven Vitória, o médio Josué e o avançado Chula, todos emprestados pelo FC Porto, sendo os dois últimos ex-juniores. Continuam os guarda-redes Igor e Luís Miguel, os defesas Márcio, Fábio Ervões e Edgar, os médios Bruno Nogueira, Milton, Dani e Paulo Vaz e o avançado Basílio, enquanto o ex-junior Paulico foi promovido. Os trabalhos de pré-época começaram a semana passada e desde segunda-feira que está a decorrer um estágio numa unidade hoteleira da cidade.
Apesar de ainda haver algumas lacunas a colmatar, o líder dos “leões da serra” assegurou que «não tem sido fácil trazer jogadores para o Covilhã», salientando que «continuamos a pagar a interioridade» e que «apesar de serem bem tratados aqui, os jogadores preferem ficar nos grandes centros urbanos, perto da família e das namoradas», criticou, falando no caso do central Bura, dos quadros do FC Porto, que preferiu ir para o Gil Vicente. De resto, «tudo seria mais fácil se tivéssemos dinheiro, mas a saúde financeira é mais importante para mim», frisou, manifestando vontade de «fazer melhor que o ano passado»: «Não perco a esperança de fazer uma grande equipa. Só tenho o lema de ganhar e ganhar. Para mim não há melhores jogadores do que aqueles que aqui temos», reforçou. Tendo em conta que os atletas garantidos até agora são maioritariamente «jovens com grande potencial», José Mendes reconhece que «precisamos de alguma experiência e de jogadores com alguma tarimba», salientou.
Por seu turno, o técnico João Eusébio reconheceu que «quanto mais rápido tivermos o plantel completo, melhor será», mostrando-se confiante de que poderá realizar uma boa campanha: «Acreditamos que vamos fazer uma equipa com qualidade. A missão não é fácil, mas se todos trabalharmos com empenho podemos torná-la mais fácil. Vamos começar a trabalhar e, passo a passo, vamos evoluindo de forma a que quando chegar a competição possamos ganhar jogos», sublinhou o treinador no dia da apresentação.
O primeiro jogo de preparação do Covilhã está agendado para este sábado, em Celorico da Beira, com o Paços de Ferreira.
Ricardo Cordeiro