Na segunda e terça-feira, o Museu da Guarda apresenta aos alunos das escolas da cidade os trabalhos vencedores do concurso “A Minha Escola adopta um museu, um palácio, um monumento…”.
Os galardoados são jovens do 2º e 3º ciclo da escola EB 2/3 de Vilar Formoso que obtiveram dois primeiros prémios na categoria de “Multimédia” inspirando-se em duas espadas da Idade do Bronze depositadas no Museu da Guarda, provenientes de Castelo Bom (Almeida) e Vilar Maior (Sabugal). Estes testemunhos materiais da presença humana e da evolução das realidades sócio-culturais na região datam de 1600-1200 a. C. e 900 a. C., respectivamente. Com a sua projecção, a instituição espera que os alunos da Guarda fiquem a conhecer «uma forma diferente de ver o Museu», esperando também incentivar a sua participação no próximo concurso. Os trabalhos foram elaborados pelos alunos Ana Baptista, André Pinto, Miguel Pinto, João Fabião, Bruno Neto, Paulo Seixas, Rodrigo Teles, Marco Afonso e Pedro Araújo, sob a orientação dos professores Isabel de Magalhães Carlos Teles.
O concurso escolar “A minha escola adopta: um museu, um palácio, um monumento…” tinha por objectivo estimular o conhecimento dos museus, dos palácios e dos monumentos que aderiram à iniciativa, através da promoção de projectos comuns com as escolas e consequente sensibilização para a conservação, protecção e valorização do património cultural português.