Arquivo

Resiestrela lança “Operação Alegria” no Sabugal

Iniciativa ambiental tem como objectivo a sensibilização dos mais jovens para a importância da reciclagem

A Resiestrela, empresa responsável pela concessão do sistema multimunicipal de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos da Cova da Beira, apresentou na passada quinta-feira, no auditório municipal do Sabugal, uma campanha de sensibilização ambiental apoiada pela Sociedade Ponto Verde, denominada “Operação Alegria”.

Numa sessão presenciada por alunos de escolas do concelho, Rui Nobre Gonçalves, presidente do Conselho de Administração da Resiestrela, destacou o «habitual interesse» por parte das crianças relativamente a estas problemáticas ambientais, sublinhando, no entanto, que o objectivo da iniciativa é «transmitir uma mensagem que não seja apenas para as crianças, mas que elas também sejam o veículo dessa mensagem junto das suas famílias e das comunidades onde estão integradas». A iniciativa propõe um desafio às escolas, empresas e demais instituições dos municípios integrantes do sistema para a promoção da recolha de embalagens de plástico, metal e cartão para alimentos líquidos, enquadrando-se no movimento nacional de associação de recolha de materiais recicláveis ao apoio a causas sociais. Trata-se de uma campanha de sensibilização e educação ambiental que promove a recolha de embalagens e contribui com a doação de material pedagógico aos estabelecimentos de ensino dos municípios utilizadores do sistema multimunicipal.

«Esperamos recolher o máximo e tudo aquilo que for recolhido terá uma comparticipação de um euro por cada 10 quilos de material. Se as escolas recolherem duas toneladas de resíduos será óptimo, mas se forem quatro, melhor ainda. Ligar isto à responsabilidade social da Resiestrela, ao apoio à compra de materiais pedagógicos, juntará o útil ao agradável, ou seja, a responsabilidade social e a defesa do ambiente», sublinhou Nobre Gonçalves. Para Manuel Rito, autarca anfitrião desta sessão, «o concelho do Sabugal não tem problemas ambientais; tem alguns problemas pontuais para resolver e em fase de resolução, mas temos boa qualidade do ar e da água e penso que é um concelho ambientalmente qualificado». Ainda assim, e destacando o investimento feito na construção de 23 redes de saneamento e respectivas ETAR’s, o edil manifestou o desejo de que esta iniciativa «dê os seus frutos».

A todas as entidades que se solidarizem com a acção será disponibilizado o “kit” “Operação Alegria”, que contém os materiais associados à campanha – um ecoponto, cartaz de divulgação e folhetos –, que colocarão nas suas instalações para promover a correcta recolha e separação dos materiais recicláveis. A Resiestrela assegurará depois o encaminhamento para reciclagem dos materiais recolhidos. Parte do valor apurado da retoma será aplicada na aquisição de material de acção pedagógica. As escolas interessadas em participar devem inscrever-se junto da empresa multimunicipal ou no seu site (www.resiestrela.pt), sendo ainda disponibilizado um formulário nos jornais que apoiam a iniciativa. O projecto já está em marcha, mas terá maior visibilidade em Setembro, decorrendo até ao final do próximo ano lectivo.

Rafael Mangana “Operação Alegria” é principalmente dirigida às crianças e premeia entidades que se solidarizem com a acção

Resiestrela lança “Operação Alegria” no
        Sabugal

Sobre o autor

Leave a Reply