Arquivo

Actividades mil no 25 de Abril

Desporto, música e sessões solenes fazem as comemorações dos 35 anos da “Revolução dos Cravos” na região

Trinta e cinco anos depois, a Revolução de Abril é evocada na região com actividades desportivas, culturais e sessões de Assembleias Municipais. Seia é um dos poucos municípios com eventos adequados à solenidade da efeméride, tendo programado um recital de poesia e duas exposições iconográfica e fotográfica sobre o 25 de Abril.

Esta noite, o poeta José Fanha orienta uma visita guiada e uma sessão de poesia interactiva na Biblioteca Municipal. Pelas 21h30 será a vez dos alunos do 11º I, do curso profissional de Apoio Técnico Psicossocial da Secundária local, protagonizarem a peça “Quando o Mundo é às cores” na Casa Municipal da Cultura. Para amanhã está agendado o grande destaque das comemorações no Cine-Teatro senense. Os poetas José Fanha e José Jorge Letria declamam obras do neo-realismo português e da resistência, acompanhados ao piano por António Palma, que interpretará temas de Lopes Graça e dos cantores de protesto. Já no salão da Igreja Nova de S. Romão decorre o concerto “Lembrar Abril/Cantar Abril”, organizado pela Escola Evaristo Nogueira, com canções da época e uma homenagem a José Carlos Ary dos Santos. No sábado realiza-se a sessão solene da Assembleia Municipal, em que intervirão os dois poetas, e será inaugurada uma exposição fotográfica no posto de turismo da responsabilidade da Fototeca Municipal.

No Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) está patente a exposição “25 de Abril: 32 anos, 32 perguntas”. Promovida pelo Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, a iniciativa apresenta ilustrações de 32 perguntas e respostas sobre a “Revolução dos Cravos” elaboradas por alunos de escolas da região Centro no ano lectivo de 2003-2004 – daí o número 32. Em Pinhel, a data é comemorada com uma sessão solene da Assembleia Municipal e várias actividades desportivas, como passeios todo-o-terreno e de BTT, uma corrida de atletismo, torneios de voleibol e fustal. À noite actua o Grupo de Fados da Guarda no Cine-Teatro São Luís. Por sua vez, a autarquia de Celorico da Beira dedica a próxima sessão do ciclo de conferências, agendada para a tarde de amanhã, ao tema “Guerra colonial, Spínola e o 25 de Abril”, proferida pelo historiador Márcio Barbosa no Centro Cultural.

Crianças “revolucionárias” na Guarda e Fundão

Já na Covilhã, amanhã à noite, actuam os Quinta do Bill, na Praça do Município, seguindo-se um espectáculo pirotécnico. No sábado há um concurso de pesca à truta, provas de atletismo, jogos tradicionais e uma sessão da Assembleia Municipal na sede do Unidos do Tortosendo. Do outro lado da serra, Gouveia começa o dia com uma arruada pela banda da Sociedade Musical Gouveense Pedro Amaral Botto Machado, seguindo-se a tradicional sessão solene na Câmara com a presença do General Pires Veloso. À noite há um concerto tributo a Zeca Afonso no Teatro Cine. No Fundão, as actividades começam hoje na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade com o atelier “A maior Flor do Mundo”, pela Fundação José Saramago, destinado aos alunos de 1º e 2 ciclos do ensino básico. Entre amanhã e 2 de Maio está patente, no mesmo local, uma exposição de documentação cedida pelo Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

No sábado realiza-se a sessão solene do 25 de Abril e, à noite, o grupo de percussão Steel Drumming toca Zeca Afonso n’A Moagem. Trata-se de uma nova aposta do projecto Drumming que tem a particularidade de tocar com as chamadas “steel drums” (ou “steel pans”), instrumentos criados a partir de bidões de aço originários das ilhas caribenhas de Trinidad eTobago e Saint Vincent. Os músicos são Rui Rodrigues, Paulo Costa, João Tiago, Juca Monteiro e António Sérgio, acompanhados pelos cantores/intérpretes convidados JP Simões (ex-Belle Chase Hotel), Miguel Guedes (Blind Zero) e Sofia Ribeiro, uma nova e prometedora voz no universo do jazz português. Finalmente, na Guarda, a autarquia agendou para amanhã a sessão comemorativa da Revolução. Acontece novamente no Parque Urbano do Rio Diz e tem como protagonistas as crianças dos jardins-de-infância e escolas do Agrupamento de São Miguel, a que se segue um concerto pelos Trivenção e uma largada de pombas.

O local volta também a receber uma exposição de cravos feitos pelos alunos das escolas do concelho. À noite há música de Zeca Afonso no café-concerto do TMG, numa parceria com a Associação 25 de Abril da Guarda. A Companhia Demente apresenta o recital dramatizado “A formiga no carreiro”, onde as canções são intercaladas com os textos do escritor Viriato Teles. O concerto tem direcção musical, encenação e arranjos de Carlos Clara Gomes. A música é também a forma encontrada pela Associação Académica da Guarda (AAG) para assinalar a data. Esta noite, José Perdigão sobe ao palco do auditório da sede da AAG para apresentar o álbum “Os Fados do Rock”, que inclui alguns temas de música rock adaptados ao fado. Na sede da associação está ainda patente uma exposição alusiva à Revolução dos Cravos. No sábado há um torneio de basquetebol no pavilhão de São Miguel, “paintball” no parque urbano e o tradicional almoço da Associação 25 de Abril.

Luis Martins Alunos do ensino básico são alguns dos protagonistas da efeméride em diversos municípios

Actividades mil no 25 de Abril

Sobre o autor

Leave a Reply