Arquivo

Rede metálica para impedir derrocadas na EN338

Primeira fase da intervenção da Estradas de Portugal vai custar 2,2 milhões de euros

A Estradas de Portugal (EP) vai colocar uma rede metálica ao longo do troço da EN338, entre Manteigas e os Piornos, para evitar as derrocadas de pedras e terras para a principal via turística do município. A situação tem-se verificado com frequência nos últimos meses, motivando mesmo o corte do trânsito por diversas vezes.

A solução foi divulgada na sessão pública organizada em Manteigas, na semana passada, pela associação Amigos da Serra da Estrela (ASE) para apresentar uma proposta de intervenção naquela estrada. Segundo Rosa Saraiva, directora de estradas da Guarda, as redes metálicas com estabilização dos terrenos serão instaladas três metros acima da estrada. Orçados em 2,2 milhões de euros, os trabalhos devem «começar ainda este ano», disse a responsável, adiantando que o projecto de drenagem, correcções do traçado e alargamento da via nalguns pontos fica para mais tarde. «Estamos a fazer estudos geotécnicos para decidir onde intervir», acrescentou.

Estas derrocadas acontecem por causa da erosão provocada pelo grande incêndio que devastou o vale do Zêzere em 2005. A ASE defende o aproveitamento de árvores ardidas para formar barreiras contra a erosão e o alargamento da estrada um metro no sentido da encosta, sobre uma plataforma para drenagem e canalização de águas.

Sobre o autor

Leave a Reply