Arquivo

Hospital do Faz de Conta regressa em Março

Iniciativa dos estudantes de Medicina da UBI arranca com jovens da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental

A segunda edição do “Hospital do Faz de Conta” vai decorrer entre 23 e 27 de Março. A iniciativa é promovida pelo MedUBI – Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior e decorre nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

As crianças que frequentem infantários e escolas do 1º ciclo da região já estão convidadas, mas o primeiro dia será inteiramente dedicado aos jovens da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM). Durante cinco dias, as crianças farão de pais de bonecos doentes e vão levá-los ao “hospital” onde serão recebidos por estudantes de Medicina, Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas e Psicologia. Os alunos da UBI desempenharão o papel de profissionais de saúde – que um dia lhes será efectivamente entregue – e investigarão os problemas de saúde deste “paciente” muito especial. Para tal, “pais” e “filhos” vão passar pelo consultório médico, sala de tratamentos, sala de imagiologia, bloco operatório, internamento e até pela farmácia “hospitalar”. Conduzindo esta viagem, os estudantes pretendem levar as crianças a «perder os seus medos do ambiente hospitalar, entre os quais, o medo da “bata branca”, dos instrumentos e das técnicas médicas, de uma forma didáctica e dinâmica».

Além desta vertente médica, o MedUBI vai ainda desenvolver actividades interactivas no âmbito da segurança doméstica e rodoviária. O “Hospital do Faz de Conta” abriu as portas pela primeira vez ano passado, a partir de uma ideia original da European Medical Students’ Association – o “Teddy Bear Hospital” – que representa mais de 200 associações de estudantes de Medicina do “velho continente”.

Sobre o autor

Leave a Reply