Arquivo

Leite deixa de ser recolhido na região

Suspensão está a afectar 250 produtores, deixando sem comprador cerca de três mil litros de leite por dia

Desde sábado que a empresa responsável pela recolha do leite de 250 produtores dos concelhos da Guarda, Pinhel, Trancoso e parte da Covilhã deixou de o fazer, alegando falta de qualidade do produto.

Esta é a justificação invocada pela Recoleite, sediada em Trancoso, numa carta enviada aos seus fornecedores nas últimas semanas para lhes dar conta da interrupção da recolha a partir de 31 de Janeiro. Um argumento já refutado: «Não temos problema em analisar o leite onde quer que seja», disse António Oliveira. Para este proprietário de uma quinta no vale do Mondego, no concelho da Guarda, o problema estará em haver excesso de leite na região. O certo é que esta decisão da Recoleite está a deixar sem destino cerca de três mil litros de leite por dia, com consequências graves para o sustento dos produtores. «O nosso rendimento vem maioritariamente desta produção, porque a agricultura é o que se sabe, não dá para viver», lamenta, pedindo às entidades agrárias uma solução imediata para problema. «Caso contrário não teremos outra alternativa que deitar o leite fora e vender as vacas o mais depressa possível», acrescenta.

De resto, nos últimos dias, alguns produtores procuraram escoar a sua produção junto de empresas transformadoras da região, mas os primeiros contactos não resultaram. A Direcção Regional de Agricultura do Centro já está a acompanhar a situação. Depois de terem vindo pedir ajuda ao Governo Civil, um grupo de agricultores de Pinhel conseguiu uma alternativa à suspensão da recolha pela Recoleite. O serviço vai agora ser suportado pela autarquia e pela associação local de agricultores e criadores de gado de Pinhel (AGRIPEC), anunciou o município após uma reunião com alguns dos afectados. «A solução é provisória e consiste na disponibilização de uma carrinha para recolher o leite nos postos existentes e transportá-lo até aos Lacticínios do Mileu, na Guarda, que não tem recolha própria», disse fonte da autarquia. Na reunião, os produtores foram ainda aconselhados a continuarem a procurar novos compradores para o seu leite. Até à hora de fecho desta edição não foi possível obter um comentário da Recoleite sobre a suspensão da recolha.

Sobre o autor

Leave a Reply