No início de Julho, em plenas férias de Verão, teve lugar um estágio de uma semana no âmbito do Projecto Ciência Viva, intitulado “Radioactividade na Serra da Estrela” na Universidade da Beira Interior, Covilhã. Este estágio teve o apoio do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), situado em Lisboa.
Para este estágio foram seleccionados três alunos desta escola. Para além da autora deste texto, também participaram Rui Pedro Ferreira, do 10ºano e Luís Paredes do 12ºano.
No estágio tivemos oportunidade de trabalhar mais de perto com material para a detecção de radioactividade mais avançado do que o existente na nossa escola, como os contadores Geiger-Müller de computador, que servem para medir a quantidade de partículas radioactivas existentes num determinado local. Fizemos também uma visita/exploração às minas de Quarta-feira, já desactivadas, no Sabugal, onde procurámos vestígios de minerais radioactivos. Nos dias seguintes fizemos um estudo sobre o que recolhemos nas minas.
Como professora responsável do estágio, esteve a Doutora Sandra Soares, professora auxiliar do Departamento de Física da Universidade da Beira Interior. Tivemos também a ajuda do Doutor Luís Peralta, pertencente ao LIP.
Para todos nós, o estágio foi algo que nos ajudou a progredir na nossa aprendizagem e deu-nos também a oportunidade de nos envolvermos em mais projectos sobre a radioactividade no presente ano lectivo.
Ana Carolina Abrantes (10.º C)