Arquivo

17 grupos, 11 modalidades

Desporto Escolar

São 17 os grupos criados este ano com o Desporto Escolar, repartidos por 11 modalidades: futsal, natação, canoagem, ténis de mesa, actividades rítmicas expressivas, andebol, voleibol, basquetebol, ginástica, badminton e escalada.

Completamente novos são mesmo escalada e ténis de mesa, introduzidos este ano para aproveitar a existência na escola da parede de escalada e de mesas de ping-pong. O voleibol, que desaparecera em 2007/08 reaparece agora em juvenis masculinos e femininos. Quanto ao resto, retomam-se os núcleos do ano passado. O basquetebol aparece em mais que um escalão: juvenis masculinos e femininos; o andebol apenas em juvenis masculinos; o futsal é que parece em 4 escalões: iniciados masculinos e femininos e juvenis masculinos e femininos.

O grupo de Educação Física elaborou entretanto o Plano do Desporto Escolar, com os horários dos núcleos, o calendário competitivo, o plano de refeições e transportes, etc. O grande bloco dos horários está à 4ª feira à tarde, mas alguns prevêem sessões de treinos depois das aulas da tarde; outras vezes o horário é misto.

Os alunos de modo geral frequentam apenas um núcleo do DE, podendo estar no entanto num máximo de 2 modalidades. Alguns no entanto aderem depois ao Corta-Mato e ao Megasprint, duas competições organizadas pelo DE nacional com fases local, regional e nacional e em que as escolas são obrigadas a organizar-se. Os praticantes mais “aplicados” inscrevem-se ainda por opção no Compal Air, na Taça Luís Figo, na Taça Snickers, no Giravolley. Ora, se os alunos não “se controlarem”, isto pode custar-lhes muitos dias e muita concentração.

Luísa Lourenço, professora responsável pelo Desporto Escolar, faz questão no fim da nossa conversa de frisar a importância que tem a prática desportiva e de pedir a “compreensão dos professores pela participação dos alunos no DE”, com a ajuda à recuperação das matérias entretanto perdidas nas jornadas competitivas e uma ou outra adaptação dos calendários dos testes. Diga-se no entanto que cada aluno inscrito numa modalidade nunca terá ao longo do ano mais que 6-7 jornadas (cada uma de um dia), sendo elas distribuídas por dias diferentes da semana. Será no 2.º período que a fase competitiva mais se fará sentir.

As expectativas são boas em várias modalidades. Mas logo se verá.

Sobre o autor

Leave a Reply